Como a internet funciona?

Graças a um comentário do Hermes Almeida no artigo Política 2.0? eu conheci o vídeo "Guerreiros da Internet", que merece um post, mesmo sendo de 2002.

O vídeo explica o funcionamento de redes de computadores, falando da "grande rede", a internet. Se você sabe sobre redes não verá nenhuma novidade, o vídeo é bem For dummies.

Através de animação 3d (fraquinha, para fãs da Pixar como eu. Mas para cultura, tá valendo e tá ótimo. Tá ruim. Tá ótimo.¹) o vídeo explica as partes técnicas sobre o funcionamento da internet: firewall, roteador, pacotes, portas, switcher…

Pacotes sendo recebidos

Cada "nave" representa um pacote de dados.

 

Para quem ainda nãos sabe como funciona uma rede e quer ter uma idéia (bem divertida) de como isso funciona, aí está o vídeo.

Como a internet funciona?

Este vídeo foi desenvolvido pela Metalab com o apoio da empresa Ericsson, o mesmo pode ser encontrado no site http://www.warriorsofthe.net/ o qual é recomendável para uma visita, é o mínimo que podemos fazer para apoiar o projeto.
Worriors of the net is © Copyright 2002 Gunilla Elam, Tomas Stephanson, Niklas Hanberger All rights reserved.

rstriquer, no Youtube.

 

E sabe no que eu fiquei pensando depois de assistir o vídeo? No meu tempo vídeos assim eram utilizados para explicar a reprodução humana, ou como o sangue circulava pelo nosso organismo e combatia "invasores". Claro, tudo com pouquíssimas animações 3d, e as existentes de péssima qualidade (mas que me impressionavam na época).

Hoje os vídeos são para explicar a internet.

E amanhã? 😛

 

Via Hermes Almeida -> Convago


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *