Com o Google Chrome, o Firefox onde fica?

Não vou entrar em méritos que muitos já trataram sobre o novo navegador do Google, o Google Chrome.

Se quiser saber aspectos técnicos, recomendo o que já li:

Afinal, vale a pena usar o novo navegador do Google? do Magaiver
Google Chrome: 7 razões para amá-lo e 7 para se preocupar com ele do IDGNow!

… e qualquer busca rápida no próprio (advinha) Google lhe retornará vários resultados satisfatórios.

O post que me fez escrever este que você está lendo foi esse do MeioBit, Traição ou apenas negócios?

No dia do lançamento, em conversas com o Rafael, chegamos num certo ponto: a grosso modo, o mercado dos browser era definido como "usuários de Internet Explorer, usuários de Firefox e usuários de outros navegadores". De repente chega o Google (que nem precisa de adjetivos para dizer o que significa para internet) e diz "temos um navegador". Comparando, acredito que seja como se a Coca-Cola entrasse no mercado de bebidas alcoólicas (salvo as devidas proporções).

Não é qualquer empresa grande dizendo que fez um navegador, não é uma coisa qualquer. É a maior empresa web do mundo e – se não a mais, uma das mais influentes e com mais credibilidade lançando um produto num mercado até então "estabelecido". Isso já é suficiente para desestabilizar qualquer coisa que se mantinha quase igual por anos. Pobre Firefox que lutava há tanto tempo 🙁

E os usuários, como se comportarão?

Gostaria de dizer antes que as definições de perfis de usuários generalizados que tratarei aqui não foram retiradas de nenhum texto, apenas da minha idéia sobre tais.

Na minha opinião, os usuários de Firefox experimentarão o Chrome. Talvez mudem de vez quando sair uma versão mais consistente do navegador (suporte a add-ons é essencial), talvez não.

Já os usuários de Internet Explorer não trocam para o Firefox – a não ser que sejam "doutrinados" a isso – mas acredito que o Chrome tenha esse poder de faze-los trocar de browser. Por que? Porque usuários de IE utilizam serviços do Google!


Assim como previu o Rafael, link para baixar o Chrome na página de search
do Google – fácil download do programa numa página muito visitada

O poder de penetração (ui!) do Google é uma coisa absurda…vocês já pararam para pensar em quantos serviços do Google estão "presos"? Se bem que "preso" não é bem a palavra, já que ninguém te obrigou a usar nada, você simplesmente usa porque é fácil, barato e está ali: a busca, o Orkut, Gmail, Google Reader, e por ai vai… será a mesma coisa com o Chrome?

Quais são suas apostas para o "mercado dos browsers" agora que o Google está in?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *