Cinco maneiras fáceis de divulgar seu blog sem gastar nada

Acho que ainda não é hora de eu investir em publicidade paga para o And After, mas divulgar é importante sempre. Blog em início de carreira se não tiver uma "padrinhagem" é complicado decolar rapidamente, e a pressa é inimiga da perfeição, mas sentar e ficar esperando as visitas aparecerem não adianta nada.

Não vou escrever sobre "mantenha um bom conteúdo[bb]" e "atualize sempre", suponho que isso você já saiba como fazer e escrevo agora como divulgar textos.

1. Ferramentas de envio de conteúdo.

Não existe nada de errado em enviar seu próprio conteúdo para ferramentas como rec6, linkk, eu curti. Envie, além de divulgar seu conteúdo sem dúvida você vai descobrir outros sites muito interessantes e relacionados ao seu. Eu cadastro grande parte dos posts do And After no Rec6, mas o meu destaque vai para o Ueba!

De todas as ferramentas que testei, essa foi a que mais rendeu tráfego. E é a que eu encontrei os links mais interessantes na capa. Existe um filtro humano, todo o conteúdo é analisado, resultando em coisas muito boas por lá. Recomendo.

2. Comente
Comente nos blogs interessantes. Não seja um chato. Comentários tipo "muito legal seu blog. passa no meu!!!?!1" Não são bem vindos nem na casa da mãe joana. Elogios sinceros são bons, críticas construtivas melhor ainda. Quando não tiver o que acrescentar sobre um post o melhor é ficar quieto mesmo.

3. Linkem
Linkar é de graça. Não cai braço, não faz perder leitor, não gasta mais banda do servidor. Citem suas fontes, dêem os devidos créditos. Isso só da credibilidade ao blog de vocês, e uma dica do O usuário é antes de postar procurar posts parecidos com o que você escreveu. Isso evita "plágio por engano" e pode acrescentar coisas positivas ao seu texto.

4. Responda aos comentários
Se leitores criticam alguma coisa, não bloqueie os comentários, não xingue. Bom senso é bom, dentro e fora do mundo virtual. Se existem críticas deve existir algo errado. Manter contato com os leitores é interessante, tenho amigos de longa data criados com meu outro blog. Além de divulgar é um exercício de relações interpessoais.

5. Fórum
Participo de alguns fóruns de programação, mas falo sobre o Fórum do BrPoint, que o Bruno deu uma oportunidade pro pessoal divulgar seus blogs.

 

Pode não ser nenhuma novidade para os blogueiros de longa data, mas para quem está começando espero que seja útil.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *