Caneca para cegos

Design inclusivo é um diferencial no mercado, abrange mais mercado consumidor e torna o produto valorizado pela população (cada vez maior) que se preocupa com acessibilidade.

E acessibilidade é uma das minhas áreas de interesse, principalmente tratando-se de web. Hoje escrevo para falar de design de produto, e mostrar uma caneca que facilita aos deficientes visuais o a acesso a um produto básico: o café.

Você já tentou no escuro, ou de olhos vendados, encher um copo de água? Eu fazia isso com alguma frequência de madrugada, colocando o dedo no copo. E muitas vezes derramava pois não sentia quando a água chegava até minha mão.

Agora já imaginou se a água está fervendo, e você quer colocar 1/3 de água para fazer café e completar o restante com leite?

Isso é o que muitos cegos precisam fazer diariamente para tomar um cafezinho.

Pensando nisso os designers Sang-hoon Lee e Yong-bum Lim projetaram uma caneca com possibilidade de configuração de alerta sonoro para três níveis de líquido na caneca.

Caneca para cegos

 

Primeiro você seleciona a quantidade de líquido você quer: 1/2, 2/3 ou 3/3 da caneca, para isso aperta o botão referente a quantidade de líquido.

Depois é só encher e esperar o aviso sonoro…

 

Caneca para cegos

Caneca para cegos

Caneca para cegos

 

Uma solução simples e inteligente do tipo "porque nunca pensei nisso antes?".

 

Via Nada Ve -> Design Blog -> Yanko

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *