AR Scratching – realidade aumentada para fazer música


Comecei a trabalhar esta semana, então estou ocupando meu tempo para pegar o ritmo do trabalho por aqui e aprender um pouco de PHP e Joomla. Como hoje é sexta feira sábado, sei que você esta aí com uma preguiça de ler resolvi postar mais um vídeo.

E seguindo essa idéia, a Bia sugeriu que seja criado o vídeo de sexta-feira, mantendo o foco no design, tecnologia e relacionados, vou começar a publicar na sexta-feira um vídeo para descontrair! 🙂

 

Mas antes do vídeo, vamos a alguns conceitos que ajudarão a entender o assunto…

 

Realidade Aumentada (Augmented Reality)

Realidade aumentada é a integração de elementos virtuais (normalmente gráficos, imagens, animações) com o ambiente real e em tempo real.

Você provavelmente conhece ou ouviu falar de uma técnica de efeito visual chaamda "chromakey". É aquele fundo colorio (normalmente azul ou verde) que é substituído por alguma imagem. Nesta técnica caso a cor é reconhecida e fica como "fundo transparente", todo este fundo é substituído por uma imagem (veja um exemplo).

A realidade aumentada (RA) é uma técnica bem mais avançada, mas que segue quase a mesma idéia de "edição em tempo real" através da subtituição e inserção de elementos no vídeo. A RA identifica elementos no vídeo (elementos do "mudo real"), como letras ou símbolos e através de um software insere onde estão estes elementos reconhecidos elementos virtuais (imagens 3d, animações e outros).

Tudo isso acontece em tempo real, o software recebe a imagem original de uma câmera, identifica os elementos e insere as imagens virtual, o resultado final é uma imagem que mistura o virtual e o real.

O Merigo fez um ótimo compilado do uso de Realidade Aumentada na publicidade, que vale a pena conferir.

Mas nem tudo na vida é trabalho e tem que ter uma aplicação (inicialmente) útil, então alguém teve uma ótima idéia: Scratching com Realidade Aumentada!

 

Scrathing com Realidade Aumentada

Scratching é aquela coisa de ficar riscando disco de vinil, sabe? Não entendo patavina* de música, e o Aécio que me corrija ou comente explicando exatamente o que é scratching, sei apenas que "gira-se o disco" e isso causa uns sons estranhos.

Scrathing e realidade aumentada

Scratching e realidade aumentada.
Clique na imagem para ampliar.

AR scratching from vanderlin on Vimeo.

 

Agora não precisa mais riscar o disco de vinil… e aí, o que acharam da idéia? 🙂

 


Para saber mais sobre realidade aumentada, visite o Realidade Aumentada

Não entender patavina
Significado: Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.
Histórico: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu i Patavinismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.

Explicação do "patavina" via Cultura Nordestina, que foi dica do @inagaki


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *