And After – Ferramenta para os designers

Muito escuto falar sobre os problemas dos designer brasileiros atualmente, sofrendo com a desvalorização (e acho que não só o designer..) e com os problemas que a profissão não regulamentada cria. Muito escuto falar, pouco vejo fazer.

Na teoria todo mundo é revolucionário mas na prática são cinco ou seis de cada centena que se destacam por alguma atitude para melhorar a situação. Culpa dos designers? Não totalmente. Culpa do comodismo, que toma conta dos brasileiros. Talvez a humanidade. Mas não escrevo (só) para criticar e é com prazer que inauguro oficialmente, em (eterna) versão de teste, o And After.

O site tem como objetivo reunir publicações que interessem a um mesmo grupo de pessoas, cujos principais temas tratados são design e tecnologia. Aproveitando as possibilidades e o boom da web 2.0 comecei a desenvolver o And After em janeiro deste ano, criando uma ferramenta não só para se criar um valioso banco de dados de conhecimento como para ver se consigo, de alguma forma, estimular mudanças entre os profissionais da área do design.

Sei que o percentual de pessoas que participam de sites colaborativos é desanimador (como já foi citado aqui) mas mesmo assim acredito na vontade de muitos designers para divulgar conhecimento e principalmente, divulgar conhecimento com o intuito de melhorar a situação dos designers brasileiros, criando uma geração contribuidora com a classe, que só tem a ganhar com isso.

Participo da comunidade do orkut Design Brasil, e lá percebo a movimentação de vários designers, mas é um número muito pequeno de participantes diante do número de usuários da comunidade. Percebo que mais da metade está lá para ter mais uma comunidade no perfil que mostre algo como "sou designer" ou pior ainda "sou chique". A idéia do And After é reunir pessoas que realmente tenham interesse e conhecimento para contribuir com pessoas dispostas a aprender e valorizar o serviço prestado pelo designer atualmente. Discutir e mostrar soluções para problemas, educação do mercado, educação do designer, novas ferramentas, etc.

A informação é uma ferramenta importante quando se fala da "evolução de uma classe" como os designers e acredito que utilizando esse site como ferramenta é possível criar um ambiente agradável a todos, onde a tendência é só crescer e melhorar. Conto com críticas e colaborações de todos, mão na massa!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *