Ainda essa semana publiquei o vídeo comparando o Windows Vista com o Mac OS Tiger, onde o sistema operacional da Microsoft é, digamos assim, humilhado sem dó, agora de forma mais sutil é a vez das críticas ao Internet Explorer.
Mas eu criticar não teria graça – e vocês não dariam importância, afinal seria apenas mais um desenvolvedor ranzinza. O Guilherme Romero enviou-me hoje uma notícia onde Tim Berners-Lee afirma:
Berners-Lee (…) disse em uma entrevista nesta semana que o Internet Explorer está ficando para trás em comparação com outros navegadores (…).
Lee se referia especificamente a falta de suporte do Internet Explorer ao SVG, que já é adotada por grande parte dos navegadores e foi recomendada pela W3C em 2001.
O que é SVG?
Scalable Vectorial Graphics (SVG) traduzido seria mais ou menos como "gráfico vetorial escalável", para quem já trabalhou com imagens vetoriais é quase a mesma coisa.
A imagem é um "mapa" de pontos, então pode ser ampliada, reduzida, rotacionada sem perder a qualidade.
Para entender melhor leia a definição do Inkscape sobre SVG.
Já se passaram sete anos da recomendação da W3C para os navegadores adotarem o SVG como padrão, e eu fico pensando o que fazia a Microsoft durante este tempo todo, já que nem o Internet Explorer 8, lançado recentemente em Beta não presta suporte ao formato.
Para exibir corretamente as imagens o Internet Explorer utiliza uma extensão da Adobe Systems – que será abandonado de atualizações pela Adobe em Janeiro – mais um motivo para a Microsoft correr atrás do prejuízo.
Enquanto isso continuemos nivelando por baixo, testando nossos sites no Internet Explorer 6 e sofrendo até com a transparência de um PNG…
Deixe um comentário