10 dicas de como escrever um post legal

Algumas dicas de como escrever um texto legal para seus leitores, buscadores, etc.

Regras de redação se aplicam em posts
Desde sempre somos ensinados a escrever textos com começo, meio e fim: introdução, desenvolvimento e conclusão. Apesar dos textos para a internet poderem ser bem mais flexível que textos acadêmicos, essa estrutura ajuda e muito o leitor a entender o que você está querendo dizer e não ficam assuntos perdidos ou sem pé nem cabeça.
 


Professor Pasquale nos ensinando o português correto (via Baladas)

Regras gramaticais se aplicam em posts também
Mais uma vez, a internet é um espaço bem flexível para publicação de textos, mas isso não significa que você vai escrever como escreve no MSN ou quando manda um SMS. Usar jargões específicos que seus prováveis leitores vão entender tudo bem – e não custa nada colocar um link para um verbete (vale Wikipedia, Dicionário Informal ou mesmo explicar, isso "situa" melhor os leitores que não sabem do que você está falando) mas piadas internas, coisas como "q, ñ, naum, eh, qnd, qnt" tornam seus textos difíceis de serem lidos e passam menos credibilidade. Não precisa usar a nova regra ortográfica, mas usar bem acentos e pontuação deixa um texto muito melhor também. Aliás, está em dúvida sobre a grafia de uma palavra, pesquise! Google e dicionários online estão aí, é muito feio ler um texto com erros básicos de português.
 

Linkar
Lembra na época do colégio e faculdade, que tudo que você escrevia tinha que ter uma referência? Para escrever um post nem tudo precisa ser "confirmado" por outra pessoa, mas sempre que você usar uma idéia de alguém, ou lembrar que tem um texto / vídeo / imagem sobre o mesmo assunto ou algum relacionado que vale a pena citar, linkar é sempre legal. Você enriquece seu texto, o leitor tem mais opções de leitura sobre o mesmo assunto, pode melhorar alguns critérios de SEO do seu site, etc.
 

Acrescente suas idéias em outras idéias
Divulgar uma idéia, imagem, piada que se viu num outro site ou blog é legal, mas, além de apenas repassar, será que você não tem nada a acrescentar? Uma piada sempre lembra uma imagem, que lembra um caso, que lembra um quadrinho… faça um "juntado" de suas experiências em que o foco pode ser o que você viu no outro lugar, mas seus toques enriquecem muito sua publicação!
 

Texto "multimídia"
O computador oferece múltiplas combinações de linguagens – textos, imagens, vídeos, sons, jogos – porque então se prender só a um blocão de texto? Tente usar imagens ilustrativas nos seus posts (lembre-se de linkar os devidos créditos sempre que possível) – além do mais, fazendo isso seu post será indexado não só pela busca do Google para a web, mas para imagens também 😉


Use bons títulos

Não floreie muito os títulos dos seus posts – pode ser legal fazer uma gracinha, mas não é legal um título dizer uma coisa ou dar margem para diversas interpretações e quando o leitor lê não é nada daquilo que ele estava esperando. Tente ser o mais direto possível no título, usando palavras-chave do seu texto – lembre-se que o título é uma parte importante para ajudar no SEO do seu post, os buscadores "leem" o título e dão a relevância para o texto dependendo do que está escrito ali também.
 

Se o post tiver tags (ou palavra chave), tagueie corretamente
Tags – ou palavras chave – são sempre um pouco complicadas para novos publicadores, sempre existe aquela dúvida do que colocar ali. Uma dica é, se o site em que você está publicando tem categorias, não repita os nomes das categorias nas tags e tente pensar, dentro da categoria do seu texto, quais as palavras são mais específicas sobre aquele tema e que representam seu texto. É um exercício a ser feito post a post, mas depois de um tempo, enquanto você estiver escrevendo o post já vai saber quais as palavras serão suas tags.
 


Não são bem essas tags (via The Mineral Museum of Michigan)


Pesquise antes de escrever

Hoje se acha de tudo na internet. Pensou em alguma coisa? Faça uma pesquisa do Google e veja se outras pessoas já pensaram na mesma coisa que você. Isso pode te inspirar, estimular a pensar em outros pontos de vista e até mesmo a linkar outros textos, item já citado acima 😉

Via Hamburguer Perfeito

Anote suas idéias
As idéias para posts nem sempre aparecem enquanto você está na frente do computador, outras vezes você está fazendo outra coisa e não pode parar para escrever um texto. Tenha sempre um papel ou bloquinho e caneta na mochila ou bolsa para anotar as idéias. Se está na frente do computador e não pode parar de fazer o que está fazendo, comece a escrever no notepad ou Word para não perder a idéia e salve referências, links, imagens, etc. para dar continuidade no texto quando puder.
 

SALVE SEMPRE!
Nem todos os sites tem o recurso de salvar um texto automaticamente, então de tempos em tempos salve seu texto! Nunca estamos livres de uma travada no navegador, um fechar sem querer, um delete all e por aí vai!
 

Se tiverem mais dicas, escrevem nos comentários que vou adicionando aqui 😉


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *