Infográficos – arte, informação e diagramação

Aqui em casa somos assinantes da revista Super Interessante, que traz assuntos interessantes e, ao meu ver, tem um ótimo design. Uma das coisas que mais admiro na revista são os infográficos, indispensáveis para o entendimento de algumas reportagens. Projetar um infográfico exige uma série de conhecimentos e é um puta senhor trabalho de diagramação. Eu não era fã de diagramação até ter que diagramar um livro na Universidade, achei menos "penoso" do que eu imaginava. No infográfico existe o projeto todo o layout das páginas, produção das ilustrações, diagramação do texto, informações gráficas e outras áreas que eu provavemente não tenho capacidade para pensar sem tentar fazer um.

Hoje em dia, jornalismo é entretenimento. Natural que seja assim: por que apenas se informar se a gente pode ter informação, diversão e experiência ao mesmo tempo?
Isso já é realidade em todas as mídias

Gustavo Jreige

Não posso utilizar melhor citação do que esta do Gustavo, esta á a função de um infográfico bem feito, seja ele impresso ou digital. Cativar, prender a atenção e ao mesmo tempo informar o leitor.

O blog Faz Caber (da Abril, especificamente da equie de arte da revista Época) trouxe o que eles consideraram os 10 melhores infográficos da Época. Selecionei 3 destes 10, que achei os mais interessantes:

 

1. Escola

Infográfico - Escola

 

2. Família Real

Infográfico - Família Real

 

3. Uma cidade amiga da bicicleta

Infográfico - Família Real

 

 

Devo dizer que acho os infográficos da Super Interessantes mais bonitos, talvez pelo público que pretendem atingir. Na edição de Janeiro de 2009 (A Verdade sobre CHE) os infográficos e o design da reportagem da capa são sensacionais, infelizmente não achei nada sobre eles disponível na internet mas quem tiver a chance de analisar, vale a pena.

 

Pela web podemos encontrar infográficos interativos, o Frederik Van Amsteel publicou sua primeira experiência para estudo, e é um pequeno exemplo das diversas infinitas possibilidades do que é possível fazer, com uma idéia na cabeça e um computador na mão. 😀

 

Como fazer um infográfico?

Voltando ao design gráfico e a Super Interessante, aqui vai um "how to", um passo-a-passo da produção do infográfico de uma das matérias da revista, muito interessante!

 

Luiz Iria, diretor de infografia da Editora Abril, dá excelente dicas para os visitantes da Super Interessante.

 

O G1 produziu uma matéria sobre os métodos de produção de seus infográficos (Veja como o G1 produz seus infográficos), que também vale a pena ser lida. As etapas citadas na matéria são:

Etapa 1: apuração

Etapa 2: primeiro rascunho

Etapa 3: storyboard

Etapa 4: segundo rascunho

Etapa 5: modelagem em 3D

Etapa 6: texturização e renderização

Etapa 7: programação e animação

Veja algumas imagens do trabalho em andamento no desenvolvimento de um dos infográficos do G1:

Infográfico G1

Infográfico G1

Infográfico G1

Infográfico G1

 

E cada vez eu admiro mais as pessoas que se dedicam a este tipo de trabalho… 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *