Como fazer uma mesa de luz com cabos de vassoura

Na semana passa publiquei um passo-a-passo de como fazer um controle de nes gigante, bastante trabalhoso mas com um resultado excelente... eu gosto desses trabalhos manuais mas prefiro vê-los prontos - até acho prazeroso arriscar os dedos em uma serra ou encher as mãos de bolhas numa lixa, mas eu poderia estar fazendo um css ou um post neste tempo, né?

E aí que conheci (no virtual apenas) uma leitora do Eu Compraria! e alguns trabalhos dela, um projeto acadêmico me chamou muito a atenção e perguntei se podia divulgá-lo por aqui, ela projetou e executou uma mesa de luz (de desenho, como queiram) utilizando cabo de vassouras!

Quando conversei com a Karon sobre isso, na mesma noite (madrugada, né) ela muito prestativa me enviando um e-mail com um passo-a-passo e permitiu que eu publicasse-o aqui. Tomei a liberdade de algumas revisões na escrita (e pequenas alterações) para facilitar o entendimento, afinal como ela mesmo disse "desculpe os erros ortográficos... São 03h da manhã! Hahahaha", não teve erros Karon! :)

Passo a passo para fazer a mesa de luz

Karon Jeannefer
http://meadiciona.com/karonj/
T. (43)3029-1666 | C. (43)9912-1664

Pra montar a mesa, eu usei mais ou menos 200 cabos de vassoura e MUITA cola branca. (acredite... devem existir apenas 4 pregos em lugares estratégicos aí).

Antes de começar a fazer de fato, eu tive que desenhar e pensar muito bem pra não cometer nenhum erro a ponto da mesa desmontar em dois dias, até mesmo porque cabos de vassoura não são lá muito resistentes e ainda por cima não são muito "retos". Então depois de pensar por duas semanas somente no desenho e no jeito que eu faria, eu coloquei a mão na massa.

 

Resolví então, fazer o seguinte! Camadas de 4 cabos por 4 cabos. Assim ficaria um feixe (ou seria feiche?) de 16 cabos, dando a resistência ideal pra não arriar e muito menos quebrar com o peso do vidro e das lâmpadas (que não é muito, mas não podem ser deixadas de lado) e do "corpo" quando a mesa fosse usada. Mas como o material é cilíndrico, eu os xanfrei, de forma que tivessem aderência por dentro e continuassem arredondados por fora, pra não perder a característica do cabo. Com a ajuda de alguns sargentos (aquelas presilhas grandes) e muita cola, ficaram assim:

 

 

 


  
Foram feitos 9 desses feixes. 4 para os pés, 4 para o quadro da mesa e 1 pra ligar uma perna na outra, para as pernas não abrirem. Mas como é uma mesa de 2 pés, foi necessário fazer o que chamamos de "Mão Francesa", com feixes de cabos de 4 por 2 cabos, para suportar o peso.



 
No quadro da mesa. Na parte inferior foram tirados 1 cabo de cada lado, para enfileirar cabos de vassoura para fazer o fundo, para que ficassem nivelados.
 


 
Na parte superior foi feito um vão em todos os lados, para que um vidro com adesivo leitoso fosse colocado (para a luz ficar homogênea), pra ficar nivelado também. Depois dos cabos do fundo colados, foi feita a instalação elétrica e um buraco para o fio que liga com a tomada. e mais um furo na parte inferior frontal para quando uma lâmpada queimasse, fosse mais fácil a retirada do vidro. Por fim foram feitos 4 buracos, um em cada ponta do tampo superior da mesa, para a colocação de ventosas para um segundo vidro jateado. (Esse vidro cobre a mesa toda para aumentar a área de trabalho e facilitar na limpeza, tendo também função estética. Limpar os vãozinhos entre os cabos é complicado e desenhar em cima de cabos de vassoura não facilita muito, né?
 
Buracos foram feitos na lateral do quadro da mesa e nas pernas, com um parafuso de mais ou menos 15 cm ligamos o quadro com a perna, repetindo isso dos dois lados. No feixe de cabo que liga uma perna na outra, foi usado um parafuso de 15 cm em cada lado para encaixar nas pernas na parte inferior, ficando assim:



Na parte elétrica, são 4 lâmpadas fluorescentes ligados em série, com um botão na parte inferior do quadro. O botão fica bem escondidinho para não "sujar" o produto. A mesa conta com regulagem de angulação para pessoas de diferentes alturas poderem usar com o máximo de conforto. A área de trabalho ficou com 1m por 80cm.

 

Um pouco de verniz e o resultado final:

 

 

Karon, valeu por compartilhar tua experiência... o resultado ficou show de bola, quem sabe eu não use cabos de vassoura para minha mesa multitouchscreen? (É, eu fiz uma e funcionou... um dia vira post.)

 

Tem um trabalho (acadêmico ou não) bacana e quer mostrar ele por aqui? Entra em contato que será um prazer divulgar por aqui qualquer projeto (bom) na área de design e tecnologia, certo? ;)

Back to Top