Resolvendo o Erro c000021a (tela azul)

 Ontem a noite instalei o SQL Server 2005 no meu computador (com Windows XP) e tempo depois reiniciei o computador que na tela de login do Windows deu a tela azul da morte.

O computador reiniciou sozinho pouco depois da tela azul, chegou na tela de login do windows, loguei com meu usuário e em alguns segundos novamente: tela azul da morte exibindo o seguinte erro: c000021a

O erro completo:

STOP: c000021a (Erro fatal do sistema)

O processo de sistema Processo de início de sessão do Windows foi concluído de forma inesperada com um estado de 0xc0000005 (0x0000000 0x00000000). O sistema foi desligado.

– ou – 

STOP: c000021a (Fatal System Error)

The Windows Logon Process System process terminated unexpectedly with a status of 0xc0000005 (0x0000000 0x00000000). The system has been shut down.

(os números que apareciam depoix do 0xc0000005 não eram estes no meu computador, mas a cada vez que o computador era reiniciado os números eram alterados)

Saber que um erro é fatal e ter um número bizarro estampado na tela não ajuda em nada, seria só mais uma tela de erro bizarra se isso não me impedisse de usar o notebook, né? Então vou explicar aqui como resolvi o problema mas antecipo que isso pode quebrar o seu sistema operacional, portanto não é uma recomendação, é uma dica para o desespero – que aqui funcionou perfeitamente.

Erro c000021a

Você precisa de: um windows funcionando em algum outro computador (mesma versão que a do computador com problema), um pendrive (ou cd) e um método de bot alternativo (cd do windows, linux).

Fiz o seguinte, no computador que está funcionando corretamente vá até a pasta C:windowssystem32

Procure a lista de arquivos abaixo e copie-o para o pendrive:

  • asycfilt.dll
  • atl.dll
  • comcat.dll
  • mfc42.dll
  • msvp60.dll
  • msvcrt.dll
  • oleaut32.dll
  • olepro32.dll
  • stdole.tlb (em alguns casos stdole2.tlb, conforme os comentários deste post)

 

O objetivo agora é copiar estes arquivos para o diretório system32 do computador que está com problema.

Você não vai conseguir fazer isso com o Windows funcionando – nem em modo de segurança, pois alguns dos arquivos listados estão sendo usados, eu testei ;(

Aqui eu reiniciei o computador com o pendrive com os dll´s conectado e com o CD do Windows no drive (force o bot pelo CD, talvez você tenha que configurar isso se o padrão não estiver o bot pelo CD), depois de carregar os arquivos do CD você tem a opção de Reparar o Windows, apertando R no teclado.

Feito isso você irá para a linha de comando do DOS, provavelmente na pasta C:windows.

Procure o seu pendrive, provavelmente será o drive d: ou e: (para isso digite d: e tecle enter ou e: e tecle enter)

Digite DIR para listar os arquivos, certifique-se de que você está no drive do pendrive e não do CD do Windows (veja se os arquivos que você copiou estão listados).

 

Quando estiver no drive correto, copie todos os arquivos do pendrive para a pasta C:windowssystem32 e substitua os arquivos existentes.

Para copiar os arquivos utilize o comando copy, exemplo:

copy atl.dll c:/windows/system32

Isso tem que ser digitado quando você estiver no drive do pendrive, não esqueça.

 

Depois de fazer isso apenas reiniciei o computador normalmente (digite EXIT na linha de comando) e o Windows XP foi iniciado sem nenhum problema, custou algumas horinhas mas o problema foi resolvido sem formatar ou reinstalar o SO.

 

Resolvi o problema graças a uma pesquisa no Google e principalmente a esta resposta.

Espero ter ajudado quem está passando por isso!

Depois de resolver o problema aprenda a fazer o Windows iniciar mais rápido desabilitando os programas que iniciam automaricamente. 😉

Ps: você pode substituir o CD do Windows por um pendrive com aquelas versões de Linux que dão bot sem instalação. Deve ser mais fácil copiar os arquivos para o hd que está com o Windows danificado mas como eu não tenho nada do Linux aqui (e pela primeira vez senti falta disso) apelei para o CD do Windows XP mesmo.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *