Viajando no tempo – somos reféns de 3 dimensões?

Aqui vai um post pra causar minhocas no cérebro: dimensões e viagens no tempo. Se você acha isso insanidade e não tem interesse em dar nó no cérebro, não recomendo a leitura.

E antes de começar, não venha me dizer que isso é só uma teoria.

Nós conhecemos o mundo em 4 dimensões: as três de espaço (largura, comprimento e altura) e a quarta dimensão representa o tempo – nós sabemos da sua existência mas não andamos livremente por esta dimensão, apesar de saber que isso seria muito legal.

Mas será que não conseguimos "viajar no tempo" porque simplesmente não temos uma percepção real da quarta dimensão? Se se existem mais que quatro dimensões, por exemplo a quinta dimensão – que seriam ramificações do tempo (a quarta dimensão) em linhas que andam paralelamente em outros mundos, com realidades diferentes – não conseguimos "acessá-las" porque simplesmente somos limitados a ver as 3 dimensões?

Vamos com calma, vou explicar – e você vai ver que não estou maluco.

Para exemplificar como pode ser simples o fato de que "sejamos reféns" de nossas 3 dimensões com uma vaga percepção da quarta dimensão, vamos imaginar um mundo em 2 dimensões, a planolândia. Um mundo sem volume, e para isso o Dr Quantum vai mostrar como as coisas funcionam na planiolândia.

Doctor Quantum visita a planolândia

 

Agora você viu que na planolândia existe a terceira dimensão, mas seus habitante não a conheciam, e por isso ela parecia não existir. Quando alguma coisa da terceira dimensão invade as duas dimensões ela parece ter surgido do nada – e isso poderia ser um delorean vindo do futuro, no nosso caso.

O Delorean "já estava lá", mas em outra dimensão – que nós, seres limitados que somos, ainda não conseguimos acessar.

Vamos um pouco mais longe, vamos agora imaginar até a décima dimensão e enteder um pouco mais desta maluquice dimensional – e ver como, na teoria, é muito simples viajar no tempo.

 

 

Imaginando a décima dimensão

 

Será que nós, vivendo nas nossas três dimensões e "passeando" pela quarta dimensão (relacionada ao tempo) mas "enxergando" apenas nosso limite de 3 dimensões, não somos tão limitados como a formiga do vídeo viajando em "duas dimensões sem perceber a existência da terceira?

E sabendo da existência da quarta dimensão podemos de alguma forma criar (ou encontrar) uma dobra para simplesmente saltar para outro ponto?

 

This is real life? Eu juro que não sou maluco, mas acho fantástico esses estudos de dimensões!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *