Tableless, por que?

O tititi se falando de tableless, web 2.0 e webstandards é cada vez mais gritante – e irritante, diga-se. E aqui estou eu, cutucando ainda mais no assunto, mas isso se deve ao fato de nos últimos eu dedicar algum tempo ao estudo disso.

A questão é, porquê?

Tableless visa a construção do site utilizando no lugar de tabelas estilos CSS, deixando as tabelas para o que elas foram criadas: tabular dados. Nossa, sério? A primeira e mais visível vantagem é seguir os webstandards, já que no caso da web seguir padrões quase sempre é uma coisa boa, devido a diversidade de navegadores, um padrão facilitaria e muito a vida dos desenvolvedores. O padrão existe, está aí, mas muitos navegadores ainda não são totalmente compatíveis. Nem mesmo o mais usado – IE. Pois é, infelizmente o Internet Explorer ainda é o mais usado e ainda não segue os padrões da web.

Outra vantagem é a manutenção do código, Tableless gera um código mais limpo, enquanto a tabela "suja" tudo com seus inúmeros <tr> e <td> pelo código afora. O código mais limpo traz mais vantagens: um arquivo menor que é interpretado mais facilmente pelo navegador. Especialistas – e eu não sei quais são os especialistas – que um site desenvolvido em tableless e um desenvolvido em tabela podem ter uma diferença de até 70% no tempo de abertura. Isso significa quase a metade do tempo em alguns casos, sem contar a banda do servidor que é economizada com um desenvolvimento correto. Infelizmente eu não domino Tableless e o And After e tantos outros sites que desenvolvi continuam em uma mistura de tabela e CSS, já melhorando em algumas partes mas ainda dependentes da tabela para tantas outras.

O Tableless.com.br publicou uma vez que a ESPN economiza 700 Terabytes por ano com a transferência do site para Tableless. Bom, para mim isso já é motivo suficiente para continuar meus atrasados estudos e logo transferir todo o And After para o mais próximo possível dos padrões web. Mas as vantagens não terminam aí, a alteração de layout em um site nos padrões web fica muito mais simples, podendo em alguns casos ser feita apenas pela folha de estilos do site.

A acessibilidade entra em cena, o site pode ser facilmente adaptado para dispositivos móveis e é mais compatível com softwares que permitem a cegos navegarem na internet, a leitura do código por bots se torna muito mais eficiente, subindo o rank do site em páginas de busca. Eu estou convencido a me dedicar aos estudos desse nem tão novo método de desenvolvimento, mas antes tarde do que nunca!

Update

Por esquecimento eu não citei uma das grandes vantagens do tableless, que é a facilidade que os bots tem em ler o conteúdo do site. Isso acontece por um fato simples: a clareza do código e a separação do que é conteúdo e do que é layout.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *