Software não é tudo, mas ajuda

O Guilherme publicou aqui há algum tempo o texto Software não resolve, em que ele afirma que não adianta você fazer curso de software X e dizer que sabe da área, como por exemplo fazer curso de Photoshop e dizer que é designer ou fazer curso de Dreamweaver e dizer que é programador e concordo plemanete com essa afirmação.

Venho aqui debater um outro ponto da história, exatamente o inverso, saber a teoria e não saber a prática, que é o que acontece ás vezes quando se é mais experiente e tenta entrar num campo de atuação diferente da área de formação ou quando fica desatualizado na sua área.

Pensei em alguns motivos pelos quais é bom ter conhecimento das ferramentas disponíveis na sua área de trabalho ou área que você pretende atuar:
 

– mais eficiência no seu dia a dia;

– evitar incomodar colegas com perguntas simples do funcionamento do software;

– produção com mais qualidade.
 

Claro que a teoria é o que te da base para fazer os trabalhos, mas saber operar as ferramentas básicas de uso no seu campo de atuação, ou pelo menos "se virar" com elas, é fundamental para o rendimento no seu dia a dia.

Então, seja lá qual for sua área de atuação, tente se manter atualizado sobre as ferramentas do mercado diretamente ligadas ao que você trabalha. Você não precisa saber minuciosamente tudo o que a ferramenta / programa faz, mas dar uma olhadinha na interface, ver a qual empresa ela pertence, ver se existe algum outro programa da mesma empresa que você conhece a interface já ajuda a pelo menos você se familiarizar… Se um dia você estiver "livre no mercado" ou quiser se aventurar por novas áreas, ter idéia das ferramentas disponíveis pode te ajudar a dar uma resposta satisfatória e verdadeira quando te perguntarem "conhece ferramenta X?". Melhor dizer que já viu e conhece um pouco do que dizer que conhece e "fazer feio" se te pedirem para fazer um teste, certo? E, quando estiver na área, como eu disse lá em cima, se mantenha atualizado, pois se você não estiver, com certeza outros estarão 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *