Sistemas operacionais online

Do alto do meu conhecimento quase nulo sobre sistemas operacionais, conversando com o Guilherme esses dias perguntei "existem outros sistemas operacionais além de Windows, Linux ou MaxOS?".
Ele apostava um braço que existia sim, e concordei com ele. Devem existir sistemas operacionais internos, de empresas, ou alguma coisa assim. Uma questão que me veio a cabeça é "se já existe tanto conflito entre arquivos de diferentes sistemas operacionais (tá, eu já sofri com arquivos de Mac que não rodavam no Windows e vice-versa), pra que ter mais sistemas operacionais?" Mas daí pensei "p*tos, deve ser só o Windows que ferra com tudo".

Pois bem, depois dessa historinha, alguns dias depois encontrei a matéria 45 sistemas operacionais online, no GigaBLOG.

O editor do blog adverte:

Dá vontade de usar aspas no "sistema operacional", mas, no final das contas, para o usuário dá quase na mesma. Por sistemas operacionais, entenda "conjunto de aplicativos que resolvem sua vida".

Eles indicam o site mashble.com, com essa lista bem interessante, que divide entre Remotely Hosted WebOS, Self-Hosted WebOS, Remote Desktops e Startpages.

Só pra completar toda essa história de web como plataforma e tal, vai um trecho de um texto indicado nesse mesmo post – Versão 4 do Firefox vai apostar em redes sociais na Webuma entrevista com o fundador do Mozilla, Asa Dotzler:

Dotzler acredita que o próximo avanço da Internet será a migração dos programas que costumavam rodar no computador para a Internet, com acesso direto do navegador.

O guru da Mozilla faz uma previsão ainda mais drástica: o futuro será a Web, e não o computador. "O navegador será praticamente um sistema operacional em segundo plano, carregado de programas como processador de texto, planilhas, apresentações, e-mails e mensagens instantâneas, todos acessados pela Internet."

UOL Tecnologia

É isso aí, alguém ainda dúvida do que a internet é capaz? 😉

Update: uma lista com mais 10 (alguns já listados no mashable.com) sistemas operacionais online no franticindustries.com.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *