Scanner 3d utilizando webcam

Essa é para fazer qualquer geek babar - e eu sei que vocês são geeks. O departamento de engenharia da Cambridge University desenvolveu um aplicativo para escanear objetos com três dimensões.

Bem filme de ficção, escanear um objeto em três dimensões ao mesmo tempo que você copia a textura e já aplica no modelo, não? E falando em filme de ficção, você já viu este projetor de hologramas?

O projeto da Cambridge University  se chama ProFORMA (Probabilistic Feature-based On-line Rapid Model Acquisition - que segundo o Bernabauer significa “parada bizarra que faz NERD pirar o cabeção” ) e tudo que ele precisa é de uma webcam para mapear o objeto.

Isso mesmo, dá uma voltinha em frente a webcam e o software rastreia pontos, profundidade e textura, deixando o modelo prontinho.

Clique para ampliar a imagem

 

Alguns resultados utilizando o ProFORMA

 

Achei o resultado bom, porém dá para notar que o processo ainda deixa o modelo com vários pontos, não é "low poly" - ou seja, o modelo criado pelo proFORMA é mais "pesado" (pelo fato de ter mais pontos) portanto não é o ideal para games, por exemplo.

Vídeo

E para completar, veja como o processo é rápido (não sei a configuração da máquina que está rodando o aplicativo né...)

 

Show, ein?

Via: Bernabauer

Back to Top