Quem foi Guy Fawkes?

História de Guy Fawkes

Esqueça seu conhecimento de HQ, vamos a história documentada sobre Guy Fawkes.

Guy Fawkes foi um soldado inglês especialista em explosivos, nascido em York no ano de 1570. Seu pai morreu quando ele era novo, e sua mãe se casou com um católico – ele acabou se convertendo ao catolicismo aos 16, e isso acabou influenciando sua vida (e a história). 

Como soldado ele lutou pela Espanha católica, mais tarde viajou para Espanha para dar suporte a uma fracassada rebelião católica – e foi lá que conheceu maus elementos como Thomas Wintour, que o apresentaram a Robert Catesby, que foi o líder da…

A revolução da pólvora

A Revolução da Pólvora foi uma rebelião católica liderada por Robert Catesby com o objetivo de derrubar o rei protestante e em seu lugar colocar um rei católico (as guerras que acontecem desde os tempos do Rei Artur).

Para isso eles tinham uma missão bastante direta: explodir o parlamento inglês (em Londres) e com isso matar todos os que regiam o país, principalmente o rei protestante Jaime I – que, segundos os rebeldes, perseguia politicamente os católicos.

Por sua experiência com explosivos Guy Fawkes ficou encarregado de guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento. Segundo ele eram 20 barris até 20 de julho, quando neste dia foram acrescentados mais 16 barris.

Infelizmente (para os rebeldes), devido a ameaça das doenças e epidemias, a abertura do parlamento foi adiada somente para Novembro, que foi quando aconteceu…

O fracasso da revolução

No dia 5 de novembro devido a uma carta anônima as autoridades revistaram todo o parlamento e encontraram Guy Fawkes guardando 36 barris de pólvora.

Fawkes foi preso sob a acusação de traição e tentativa de assasinato – foi torturado e acabou entregando alguns de seus companheiros de rebelião, que também acabaram condendos.

Guy Fawkes foi condenado a morte e seria enforcado – mas acabou tropeçando (uhum…) e quebrou o pescoço, evitando a humilhação do enforcamento público (que era seguido pelo esquartejamento e exibição do corpo esquartejado sendo arrastado pela cidade).

 

Ficção e a máscara de Guy Fawkes

Guy Fawkes do cinema.

O HQ "V de vingança"(original V for Vendetta) foi escrito por Alan Moore e desenhado por David Lloyd, publicado em 1982. A história se passava no futuro da época: em 1997, retratando Guy Fawkes como um anarquista que pretendia explodir o senado para acabar com o governo.

Na história o governo controla tudo: a mídia, as pessoas (com uma polícia secreta e câmeras de monitoramento). os quadrinhos tem uma clara influência de 1984, de George Orwell.

A máscara do Guy Fawkes foi introduzida no HQ e eternizada no cinema. Nos quadrinhos e no cinema a máscara (meio tenebrosa e com um sorriso assustador) era a forma de Guy Fawkes manter o anonimato – e por isso foi adotada pelo grupo Anonymous (o que é o Anonymous?).

Máscara Guy Fawkes

Gostei muito do filme (que é uma adaptação da HQ – nunca li), mas pela história o "original" Guy Fawkes aparentemente não estava lutando contra o sistema – ele queria apenas impor um rei católico. Isso foi omitido na ficção, tornando Fawkes num herói contra a opressão.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *