Projeto de classe escolar

Eu não tive a sorte de, em meus tempos de colégio, estudar sentar em cadeiras estofadas ou salas com ar condicionado. Classes e cadeiras que estudei a vida inteira eram madeira compensada, parafuso e rebite. E rapaz, era um problema. Rasgar rouba em rebite de cadeira era até que normal.

Um ano depois que me formei no colégio quase todas as cadeiras foram trocadas por cadeiras estofadas. Sacanagem. Meu egocentrismo diz: "agora ele já se formou, vamos trocas as cadeiras todas".

E quando se fala em ergonomia a primeira coisa que vem na cabeça de 97,8% das "pessoas normais" é cadeira. Façam uma pesquisa, é cadeira sim. Para designes ou compulsivos, ou qualquer pessoa que tenha tido aula com o coordenador do curso que faço, ergonomia é tudo. Mas tudo mesmo.

Bom, mesmo com medo de represálias na faculdade, não acredito que ergonomia seja tudo. Mas concordo que ela esteja em tudo e principalmente, esteja acima do conceito estético.

Vi lá no Yanko Design essa classe escolar projetada pela designer Katherine Fakonas.

 

 

Em um primeiro momento eu já estava condenando o projeto, ele é fixo. E os gordinhos? E os baixinhos? E os caras que tem 1,5m só de perna? Não sei. Provavelmente existiu pesquisa antropométrica aí, mas não sou fã de mesa e cadeira fixa. Por outro lado…

 

 

 

O projeto é assim, todo de encaixe. Redução de custo, facilidade no transporte e (o banquinho é estofado?) facilidade para "limpar" as salas. tem evento ou sabe-se lá porquê querem limpas a sala de aula, desmonta tudo, empilha as peças em um cantinho e pronto, fica apenas o suporte. O porta caneta é uma sacada interessante, ainda mais se uma latinha de refrigerante entrar naquele buraco.

[utopia] Moderinho, eu gostaria de ver umas coisas assim implantadas em terras tupiniquins. [/utopia]


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *