Por um mundo mais colorido…

BanskyBanksy é um tipo de anarquista, mas não um anarquista como você deve estar imaginando. Se você pensou num moicano, cerveja e briga com a polícia de Nova York, esqueça.

Banksy é um artista e sua principal arma é a ousadia. Ousadia e criatividade. Artista esse que me encorajou a fazer stencil a algum tempo atrás.

Por muitos é considerados simplesmente um anarquista, por outros louco. Eu o considero um cara que tá gritando por um mundo melhor, por liberdade – e não só para ele.

Uma vez ele entrou em um zoológico em Londres e grafitou uma mensagem no ponto de vista do elefante enjaulado:

I want out. This place is too cold.
Keeper smells. Boring, boring, boring.

Designer? Não quero entrar no design versus arte, Banksy é um artista. Mas eu defendo a arte nas ruas, com moderação. O cara é um pouco anarquista sim, certa vez ele resolveu expor um quadro em um museu (sem autorização, claro) apoiando "o movimento".

 

E o que isso tem a ver com design, você me pergunta?
Vamos lá, mas não sem antes explicar que eu sei que designer de interiores não é decorador e além da estética tem a ergonomia, funcionalidade e preocupação com produção em ambientes de trabalho. Mas eu e você sabemos que em um ambiente que a gente se sente bem a produção aumenta, correto?

Pintei as paredes do meu home-office ano passado e os ânimos mudaram, pelo menos enquanto era novidade. Criei moldes de stencil que não foram para a parede ainda, mas sem dúvida irão. Hoje li no Zero Hora sobre ambientes de trabalho que estimulam a criatividade, e no design isso é muito importante – lembrete para os escritórios do Google.

Pensem em um bar, um restaurante, etc… O ambiente conta e muito na hora de escolher um lugar para sair. E aí – seja arte ou seja design – fazer a pessoa se sentir bem é o que conta.

 

Bansky

 

 

Para continuar vendo as fortes críticas sociais e loucuras do Banksy, acesse o site dele.

Mas existem projetos tupiniquins que são muito bons também, um deles é o 6 e meia:

O projeto 6emeia é o resultado da criação e iniciativa própria de dois artistas já conhecidos do bairro; Leonardo Delafuente (D lafuen T), morador do Bom Retiro e Anderson Augusto (SÃO), morador da Barra Funda.

Parte do projeto vem da vontade de mudança e melhorias ao bairro e à própria cidade, melhorando assim esteticamente o caminho e trajeto de transeuntes e moradores, colorindo-o, alterando e propondo uma série de novas idéias e também os estimulando a colocar em prática o que ele tem de melhor em si em prol do benefício mútuo.

6 e meia

 

Bueiro 6emeia

 

SÃO PAULO – Cerca de 50 bueiros da Barra Funda, Bom Retiro, Santa Cecília e Higienópolis, na região central de São Paulo, viraram obras de arte graças ao trabalho de Leonardo Delafuente (D lafuen T) e Anderson Augusto (SÃO), uma dupla de grafiteiros paulistanos, conhecidos como o coletivo 6emeia.

O Globo


Dia desses estava assistindo um documentário sobre grafite nos Estados Unidos e lá uma empresa que tinha um terreno enorme onde estavam ficavam as fábricas permitia que grafiteiros fizessem sua arte por lá. Resultado? Não era aquela coisa cinza-indústria-feia-boba-poluição. Não ficava abandonado e não tinha ar de destruído.

A iniciativa do Leandro e do Augusto já mostrou que vale a pena, isso como projeto social pode dar um caldo (oficinas, crianças saindo das ruas, etc.) além de embelezar a cidade.

Ah, se o mundo fosse mais colorido…

[/utopia]


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *