O que é o design para você?

Antes de começar a compilar as melhores – e piores – definições de design, quero fazer das palavras do Guto Lins as minhas, com o seguinte texto escrito por ele para a revista ABIGRAF

todo dia é dia de design

Todos os dias
quando o design toca,
você levanta da sua design,
calça um design
e vai ler o design do dia.
Senta no design da cozinha
enquanto o pão esquenta no design.
Toma um design de leite
veste um design correndo
e sai atrasado para pegar um design na esquina.
Pela design você vê
design para todos os lados:
o design de uma peça de teatro,
o design que pára a seu lado
quando o design fecha
e também o design que o guarda sopra
quando o design abre.
Entra no escritório pisando forte,
fazendo barulho com seu design novo
e antes de ligar o seu design de última geração,
senta na sua design acolchoada,
pega esta design,
e fica mais confuso ainda…
Afinal,
o que é design?

Guto Lins

Para quem "vê de fora" o texto pode parecer umbiguista e reforçar a já forte idéia do egocentrismo dos designers, mas olhem ao redor: alguém teve que projetar o "mundo" que vivemos, do tênis que usamos ao ônibus que pegamos. Passando por engenheiros, estilistas e… designers.

Agora sim, as respostas e comentários sobre o assunto:

"Ari Rocha (que se auto-denominou "uma puta véia do design") disse certa vez (no arleQuinal, em São Paulo, ano passado) que antes era moda as menininhas chegarem na tevê com sainhas curtas e dizerem que são atrizes e modelos; hoje elas chegam na tv com roupas moderninhas e dizem que são atrizes e designers.

Antes disso, no 7º Purungo (Encontro dos Estudantes de Design de Curitiba, em 2005), uma oficina foi às ruas perguntar a quem passasse "o que é design": um pipoqueiro disse que "design é bacon" pois, para ele, é o que agrega valor ao seu produto; outra pessoa leiga disse que "design é ginástica"."

Djule

Essa "modinha" que ser designer é chic é uma grande m. Uma gigantesca M! Este semestre voltei para a faculdade e, não querendo estereotipar mas já estereotipando, vi um pessoal que pensei: devem fazer moda, mas… vocês já sabem.

Designer não é chic. É projeto.

"Dentre muitas, a melhor definição para a palavra é interatividade

Interatividade entre homem e objeto "

Pedro

É, uma definição simples e inteligente, que não puxa para o lado do "bonitinho" e mostra o que tem que ser feito – mas não totalmente.

Esses foram os comentários de pessoas "do ramo", acrediot eu, que nem imaginavam que isso fosse sair do Orkut (viu como, garimpando bem, tem coisa boa lá?) então não se pode dizer que tal ou tal não sabem o que é design.

Agora, veja alguns estes vídeos com respostas de "pessoas comuns" (não, nós não somos comuns… haha) sobre o design.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Design… design. São tantas definições que eu não sei escolher a que, para mim, é a melhor. Também pudera, são tantas as áreas de atuação!

Para os que caíram aqui de para-quedas, recomendo a leitura do texto "O que é design?" escrito pelo Coordenador do Curso de Design da ULBRA Carazinho.

Recomendo também a leitura do Dicionário de Design, que explica de forma descontraída alguns termos e conceitos dessa *maravilhosa* profissão. 😉

Mas afinal… o que é design?

Não acredito em uma resposta definitiva para nada! Concordo com o Raul quando certa vez ele me disse: "eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante! Do que ter aquela velha opinião…"

Design é projetar pensando no uso, funcionalidade e estética. É aliar a tecnologia a (novas) funcionalidade, agregar valor (estético ou funcional) a determinado objeto (seja ele tangível ou não: marca, site, produto, etc.). É melhorar o que já existe, simplificar o complicado, reduzir o uso de parafusos sem interferir na segurança, gastar menos e fazer mais, gastar mais e ter um retorno maior ainda, sentir bem, despertar o desejo – antes e após o uso.

Design é um monte de coisa, é tudo, já disse o Guto.
E mais um pouco, completo.

E eu amo isso!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *