O que é MOD e o que é Expansão para jogos?

Estava começando a escrever sobre MOD´s para jogos mas resolvi deixar o texto para depois para antes escrever uma introdução para os que estão entrando agora no mundo dos games, portanto se você já é um doente por jogos provavelmente não vai encontrar nada por aqui, a dica é navegar pelas publicações e novidades sobre jogos.

 

O que é uma expansão?

A expansão de um jogo pode ser vista como uma continuação do jogo, algumas fases a mais, novos mapas, novos itens e até novos personagens.

A mecânica do jogo em nada foi alterada, e esse é o ponto principal quando falamos de expansões: a jogabilidade permanece a mesma mas o conteúdo do jogo sofre consideráveis melhorias e recebe uma gama de novidades (novas armas, itens, personagens por exemplo). A função da expansão é melhorar um jogo já existente. Com isso garantir uma maior vida útil ao jogo.

Baboo

Sou fã de jogos de estratégia – e quem também é conhece Comand & Conquer, que ao virar Comand & Conquer Red Alert começou a receber expansões – maravilhosas.

Outros bons exemplos são jogos da Blizzard como Diablo II e Star Craft – e agora WOW, que até onde sei tem uma expansão.

Lançar uma expansão para um jogo com boas vendas é muito bom, comercialmente falando, para as empreas: a engine do jogo está pronta, o roteiro está montado: só é preciso dar um up e criar coisas novas, não desmerecendo o trabalho que isso dá, mas é mais fácil que partir do zero, não? 😉

A, ainda em tempo, exemplo do quão bom é para as empresas criar expansões é o jogo The Sims e suas duas cinco sete vinte não sei quantas expansões, mas que o mantém no mercado até hoje.

Normalmente para instalar e jogar uma expansão você precisa estar com o jogo original instalado em seu computador.

 

E o que é MOD?

MOD é uma MODificação em algum jogo existente, criando nova possibilidade, alterações no objetivo, nos personagens, mapas, etc… MOD é se aproveitar da engine de um jogo para criar um "novo".

Um exemplo? Counter Strike. Isso mesmo, Counter Strike não foi feito "do zero", CS é um MOD de Half Life – ou seja, pegou a engine de Half Life alterou mapas, armas, personagens e objetivo e… tcharan, esta aí um "novo jovo".

Quem já jogou HF e CS percebe as "coicidências" de mapa, jogabilidade e controle, não?

O MOD pode mudar TOTALMENTE o jogo, por exemplo transformar um jogo de tiro em pinball, ou em corrida, afinal tem louco para tudo…

Duvida? Veja o exemplo abaixo, que transforma Quake III em um jogo de Dragon Ball…

 

Quake III
Quake III

 

 

MOD para Quake III
MOD Quake III: Bid For Powe

 

Ao contrário da Expansão, o MOD normalmente não é desenvolvido pela empresa que criou e projetou o jogo, normalmente um MOD é lançado por programadores independentes (ou grupos deles).

Existem MILHARES de MOD´s para os jogos, mas apenas os com maior qualidade/jogabilidade/diversão se destacam e caem na boca do povo.

 

Agora sim, me sinto a vontade para escrever sobre MOD´s para alguns jogos… mas fica para a próxima publicação.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *