Novos MacBooks: porque são tão ruins para produtores de áudio e vídeo Pt. II

Essa é a parte 2 de um artigo que eu não escrevi, mas li no gerador zero.

A primeira geração de MacBooks Unibody™ já tinha desapontado com a falta de Firewire nos modelos de 13" e a falta de Firewire 400 nos modelos de 15" e 17". Cheguei a recomendar a algumas pessoas o antigo Macbook branco, que era o único que manteve a porta Firewire e ainda vinha com uma placa de vídeo melhor (mas ainda complartilhada) da nVidia. Afinal, produtores de áudio e vídeo precisam de Firewire pra ligar câmeras, HDs e placas de som. Os Macbooks de 13", apenas com duas entradas USBs, não resolviam essa lacuna.

Agora a Apple lançou mais uma leva do notebook monobloco mais "verde" do mundo e adivinhem? Arrancaram sem dó nem piedade a porta ExpressCard 3/4 e botaram no lugar uma linda entrada pra cartões SD. Porque isso é importante? Vou explicar.

ExpressCard, KD/

ExpressCard 3/4, KD/

Profissionais de áudio e vídeo precisam de expansão. Um notebook é demais pra sair por aí DJ/VJzando, mas na hora do trabalho pesado, precisamos de monitores externos, placas de captura de vídeo, placas de som, controladores MIDI, quanto mais entradas e saídas melhor!

quanto mais portas melhor!

Portas, portas e mais portas! Fonte da foto.

Agora a Apple tem coragem de chamar os Macbooks de PRO, sem ao menos uma expansão ExpressCard 3/4, onde podíamos plugar uma placa com saídas Firewire e USB a mais, placas eSATA para ligarmos HDs mais rápidos e trabalhar com áudio e vídeo em alta resolução, placas com processadores DSP especiais para trabalho de AV (coitados. acabaram de lançar essa) e até mesmo um leitor de cartões multiformatos, porquê não?

A limitação da customização do hardware é recorrente na linha consumer da Apple, por pura filosofia da empresa de "um computador simples de usar". Mas essa mesma limitação na linha profissional é imperdoável.

O jeito certo!

O jeito certo: MacBook Pro 2007

Até a Apple consertar esses equívocos de design, o meu MacBook Pro com uma porta Firewire 800, uma Firewire 400 e uma entrada pra cartões ExpressCard 3/4 de 2 anos atrás continua sendo melhor opção pra trabalho do que as festejadas linhas novas.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *