Novas áreas de cliques do Adsense

O Adsense está fazendo mudança nos blocos de publicidade de texto, reduzindo agora suas áreas de clique.

Atualmente clicar em qualquer área da publicidade (inclusive no "vazio") conta como um clique e leva o navegador a página do anunciante porém com a mudança divulgada pelo Problogger as áreas de clique serão reduzidas ao título e a url do anunciante, conforme mostra a imagem abaixo:

 

Adsense

Imagem do Problogger

Essas mudanças sem dúvida serão vantajosas para os anunciantes que terão reduzidos seus gastos com cliques por engano que dificilmente são convertidos em compra, cliente ou seja lá o objetivo do anúncio. Clique por engano é clique ruim mas existe o outro lado da moeda, clique por engano também é dinheiro para os publishers!

Vantagem para os anunciantes e vantagem para os leitores, na teoria a vantagem deve aparecer para os publishers também, talvez por um aumento no pagamento por clique que deve aparecer com o tempo, ou não?

A explicação do Adsense:

“We’re rolling out a change to our text ad formats to help reduce accidental clicks and increase value for advertisers…..This new format will match the changes we’ve implemented on Google.com to help decrease the number of accidental clicks and increase the number of ad conversions. A reduction in accidental clicks will keep users on your pages, interacting with your content until they choose to click on an ad. This change will enhance the user’s overall experience with your websites and improve advertiser campaign value, but it’s likely that your click-through rate will decrease.”

Acredito que as mudanças não vão serão prejudiciais como parecem em um primeiro momento – pelo menos aqui no And After onde acredito que os cliques ditos acidentais são minoria devido ao público mais hightech. Ou estou errado?

Na minha opinião quem vai sofrer são os que realmente ganhavam "nas massas" (hypers¹) que realmente terão a taxa de cliques reduzidas. O leitor clicador-compulsivo perde seu valor perante o Adsense com estas mudanças e talvez o seu consumo de banda realmente não vá mais valer a pena.

Isso me lembrou um excelente post do Bruno Alves sobre a Bolha do Adsense.

  • Google vai punir hypes.
  • Anunciantes não gostam da conversão baixa.
  • Pará-quedistas vão deixar de existir.
  • Só pará-quedista clica no Adsense.
  • Os blogs são a maioria dos publishers do Adsense.
  • Adsense paga pouco.

Eis a lista que Bruno disseque é usada (não por ele, ele explica e comenta cada item, vá ler o post dele) para argumentar a Bolha. Explica ele que não, o Google não pune hypes. Fica a dúvida – que gostaria que alguém com mais chão de Adsense respondesse, essas mudanças não vão prejudicar?

Acho que até mesmo os clicadores compulsivos terão a capacidade de identificar a área clicável, então não vejo grandes problemas pela frente nem mesmo para quem ganha na quantidade de cliques e não na qualidade.

Se já tinha gente achando que o Adsense paga pouco, vamos ver agora. E a bolha, estoura?

 

¹ O que é hype?
Promoção excessiva (e sensacionalista) de algum evento, pessoa, fato, produto. Hype é um assunto procurado por muita gente e explorado pela mídia em determinado período de tempo. Ex: celebridade com fotos sensuais vazadas, acidentes aéreos, etc.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *