Mar – Um instrumentista de sopro…

Domingo eu tava conversando sobre a falta de uma exploração mais consciente (exploração consciente? ok.) das fontes de energia no Brasil.

O país tem 8.000 quilômetros de litoral (8.500 em algumas outras fontes), o importante é: litoral pra cara.. caramba. Mesmo assim a energia eólica e das marés quase não é explorada. Custo? Política? Não sei. Mas vejamos o Nordeste: ventos fortes em quase toda a região, aproveitamento nenhum. Praias, possibilidade geração de energia com as marés, aproveitamento? Nenhum.

Energia maremotriz é um modo de geração de eletricidadeenergia contida no movimento de massas d´água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Wikipédia

Ah, um dos argumentos (ridículos) usados contra a energia eólica é que vai prejudicar o visual paradisíaco das praias brasileiras. Claro que inundar alguns lugares com barragem não vai prejudicar ninguém, afinal não é praia e não traz turistas, né?

Mas não farei deste post um protesto. Nem só para energia das marés serve a força do mar (e não estou falando de Tsunamis), a força pode ser utilizada também para… música!

Vi no Blinder Blog sobre um sintrumento musical interessante, fui parar no Cybervida e finalmente no OddMusic consegui mais informações. Se trata de um órgão de tubos de 70 metros e 35 tubos.

Quem "assopra" essa coisa toda é a força do mar, conforme as ondas vão e voltam o ar passa pelos tubos, "soprando" sons harmoniosos mas totalmente randômicos. (Tem um vídeo com som no final deste post).

 

Sea Organ
Clique para ampliar
 

O projeto existe desde 2005 e é do arquiteto Nikola Basic, que recebeu o prêmio Europeu de Espaço Público Urbano por essa obra. O órgão fica em Zadar – Croácia, e diz o Knutzz que é o maior instrumento musical do mundo. Eu não duvido.

Zadar (Zara em italiano) é uma cidade da Croácia, na costa leste do Mar Adriático, e a capital do condado de Zadar. Sua população é de 72.718 habitantes, dos quais 92,77% são de origem croata (censo de 2001).

Wikipédia (clique para ver fotos da cidade, vale a pena)

Veja algumas imagens (é só clicar nelas para ampliar) do Sea Organ, e no final tem o vídeo roubado publicado no Cybervida.

 

Sea Organ

 

Sea Organ
 
 
 
 

 

Via: Blinder Blog -> Cybervida


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *