Manual de identidade visual do Skype

Quem trabalha com design certamente já teve que fazer um manual de marca (ou manual de identidade visual) – seja para a faculdade ou para um cliente, e sempre rola aquela dúvida: o colocar em manual desse tipo?

Segue um trecho do verbete da Wikipedia para Manual de Identidade Visual:

Manual de identidade visual, também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca é um documento técnico, normalmente concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.

Para quem projeta a marca é fácil de imaginar suas aplicações, mas quando a marca vai para uma gráfica, para impressões de papelaria, internet, etc. pode haver uma distorção total do que foi projetado. Para evitar esse tipo de problema que um manual de marca – ou Brand Book – existe.

Infelizmente não lembro quem me passou ou aonde descobri o link para o Skype Brand Book – (update: talvez eu tenha visto o link no Twitter do @comunicadores) de qualquer forma, segue algumas imagens e o link para o manual completo a seguir:

Clique nas imagens para ampliar. 


 

 

 

Apesar de ser um documento técnico, esse manual do Skype é bem leve e até mesmo divertido de ver.

Acesse o Skype Brand Book para ver o manual completo – são 93 páginas de um manual de marca exemplar.

Para fazer o download em PDF, acesse página do Skype Brand Site, onde tem outros arquivos igualmente interessantes, como logos e ilustrações em alta resolução para serem aplicados seguindo o manual da marca, claro 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *