Keep Calm and Carry On

Parte de um conjunto de três cartazes que a Inglaterra criou durante a Segunda Guerra Mundial, o pôster "Keep Calm and Carry On" é muito famoso na internet por causa de suas variações e da mensagem inspiradora. Mas de onde ele vem?

Na Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra queria, de algum jeito, aumentar a moral do povo. Então foram produzidos três cartazes: o primeiro "“A liberdade corre perigo. Defenda-a com todas as suas forças” (“Freedom Is In Peril. Defend It With All Your Might“ e o segundo “Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos levará a vitória” (“Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory“).

 

Os cartazes continham uma tipografia simples, atemporal e de fácil leitura. Traziam também o Selo Real (a coroa do Rei George VI). Os dois cartazes acima foram utilizados durante a guerra, porém o terceiro, "Keep Calm and Carry On" (Tenha calma e siga em frente) só iria ser disponibilizado se a Alemanha realmente invadisse a Grã-Bretanha. Como Hitler não conseguiu invadir a ilha, o poster vermelho, que possuía poucas cópias, não foi usado.

Apenas em 2000, uma das poucas cópias foi descoberta em um sebo britânico. O pessoal gostou tanto do pôster que resolveram fazer re-impressões. O cartaz ficou famoso e tornou-se uma febre na internet. O motivo pelo qual todo mundo gosta dele? Talvez seja sua identidade atemporal ou sua frase que combina também com o mundo de hoje. Quando tudo está mal, tenha calma e continue em frente.

Esse vídeo explica um pouco mais sobre o surgimento do cartaz e também faz uma propaganda da livraria, que, por sinal, é muito massa:

 

Fonte: http://design.blog.br/design-grafico/a-historia-por-tras-do-cartaz-keep-calm


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *