Jovens Geeks vs Grandes Corporações e Investimentos

Para começar essa reflexão, deixo dois links de introdução:

Caso 1

Filtro online de $84 milhões 0 x 2 adolescente de 16 anos – MeioBit

Um jovem australiano de 16 anos conseguiu descobrir como um filtro – comprado pelo governo para bloquear pornografia – funcionava. O desativou sem remover e ainda deixou o toolbar aparecendo, dando a impressão de que o filtro estava ativo. Isso em 30 minutos. Mais de 80 milhões de dólares por água abaixo em 30 minutos.

O governo instalou um segundo filtro. Dessa vez, 40 minutos foi o tempo necessário para o garoto conseguir burlar o sistema de novo.

Caso 2

Jovem troca iPhone desbloqueado por carro novo – Terra

Um jovem de 17 anos conseguiu desbloquear o iPhone. Como se sabe, quem compra o aparelho tem que assinar um contrato com a empresa AT&T por 2 anos para poder utiliza-lo. Pois bem, 500 horas de trabalho e o iPhone encontra-se desbloqueado. O pagamento? Um Nissan 350Z e mais 3 iPhones de 8Gb, que serão dados aos colaboradores da proeza.

Veja um vídeo do garoto aqui, e o blog dele aqui.

Moral da História

Não tem jeito, o mundo mudou, tecnologias novas se desenvolveram e nós estamos aqui, no meio delas, vivenciando tudo.
Elas não surgiram depois que nós fizemos cursos de datilografia e viviamos num mundo mais analógico… aprendemos desde muito cedo a mexer em teclados, mouses, cameras e milhares de outros aparatos digitais.

Entendemos como essas tecnologias funcionam e fazemos isso sem muito esforço. Um aparelho de DVD novo com várias funções ou um celular que é telefone-câmera-MP3 não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Vamos fuçar até aprender como funciona e esgotar o último recurso. Se não conseguirmos entender, temos fóruns e o deus Google, que tudo sabe e tudo vê.

Discutindo o assunto com meu pai, levantei uma questão que penso há tempos – ou as empresas se reinventam pra acompanhar o desenvolvemento, não só das tecnologias, mas também as humanas – ou vão a falência.

Dar murros em ponta de faca, como aconteceu no caso Simpsons, não adiantam mais. Temos toda tecnologia a nosso dispor, e podemos fazer quase de tudo. Sabemos como fazer, como aproveitar ao máximo e até como burlar.

Modelos antigos de distribuição de conteúdo/serviço – áudios, vídeos, programas pagos etc. – dentro de alguns anos, se grandes empresas não se adequarem a esse novo mundo e aos seus novos garotos e garotas tecnologicos, irão somente correr atrás do prejuízo – o que já vem acontecendo há muito tempo…


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *