Jogo da memória tipográfico

Depois do sucesso do Super Trunfo de fontes, uma empresa brasileira resolveu aproveitar a onda designer/nerd e se auto-promover com uma idéia parecida, mas não menos legal – um jogo da memória de fontes.

A empresa em questão é a ps.2 arquitetura + design, que ainda mostra no site um texto sobre classificação tipográfica, como jogar e o making of.

O Produto:

Clique na imagem para ampliar

Descrição
Brinde de auto-promoção em edição numerada, limitada em 300 peças. Para compartilhar com clientes e amigos um pouco do universo do design gráfico foi criado um Jogo da Memória tipográfico, composto por 20 pares de cartas, cada um apresentando uma família diferente. Há também cartas com o glossário dos principais termos tipográficos e com a explicação da frase título do brinde: "the quick brown fox jumps over the lazy dog". O kit conta ainda com um texto que traça um panorama da evolução do desenho dos tipos, localizando na história as fontes utilizadas nas cartas.

O Making Of

Ao ver o produto final, todo embalado, prontinho, dá a impressão de ser super trabalhoso fazer algo assim – mas ao ver o Making Of, podemos perceber que a parte de criação que é a mais complicada, pois a produção basicamente é, depois de criar cada uma das cartas, só imprimir umas várias de cada como se fossem cartões de visita comuns. Aliás, não deixam de ser cartões de visita, mas muito mais divertido.

CURIOSIDADE: tanto a embalagem quanto a parte de trás das cartas mostram a frase "the quick brown fox jumps over the lazy dog". Aparentemente não existe sentido nenhum nessa frase, não é mesmo? Mas ela é muito utilizada no meio tipográfico para testes de fontes, pois mostra todas as letras do alfabeto! Existe uma frase em português que também utiliza todas as letras do alfabeto, que é "Zebras caolhas de Java querem passar fax para moça gigante de New York" :p

Via @caracolisc


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *