Homenagem da H.Stern ao arquiteto Oscar Niemeyer

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.
Oscar Niemeyer

O Eric, da Pólvora Comunicação, entrou em contato dizendo que gostaria de me enviar um kit da H.Stern, me explicando que a marca estava com uma nova coleção de jóias inspiradas nos traços do arquiteto Oscar Niemeyer. Ele me alertou que o kit não incluía champagne grátis por um ano nem viagens a Paris, mas conhecendo a H.Stern, eu já podia concluir que seria uma coisa bem legal. Não me enganei quanto ao kit (uma caixa de pedra, cartões com desenhos do Niemeyer e um pendrive com imagens, releases, música e animação da campanha) nem quanto às novas peças…

Sabendo de onde veio a inspiração da Linhameyer – nome da coleção – fui pesquisar mais sobre o arquiteto, e me surpreendi com a quantidade de trabalhos já realizados por ele no Brasil e no mundo – que deveria ser motivo de orgulho nacional, mais do que já é. Para conhecer mais, acesse a Wikipedia – você sabia que Niemeyer teve participação no desenho do prédio da Sede das Nações Unidas e a sede do Partido Comunista Francês? 😀

CopanCroquiPampulha

O arquiteto teve até mesmo um documentário de 90 minutos lançado m 2007, o A vida é um sopro, mais informações no site do filme www.avidaeumsopro.com.br

Linhameyer
 

Aos 100 anos [101 a serem completados em 15/12/2008] e plena forma criativa, pela primeira vez Niemeyer aprova pessoalmente uma coleção de jóias criada em sua homenagem e a partir de seus próprios croquis. 

Oscar Niemeyer e Roberto Stern
Oscar Niemeyer e Roberto Stern

 

 

A Coleção H.Stern por Oscar Niemeyer chega às lojas em 15 de dezembro, data de aniversário do arquiteto, e dá seqüência à série de coleções da marca inspiradas em personalidades alheias ao universo da joalheria.
Release

E finalmente, algumas das jóias:

Embalagens H.Stern por Niemeyer
Embalagens H.Stern por Niemeyer

Brasília - Pulseira
Brasília – Pulseira

COPAN Bracelete
COPAN – Bracelete

PAMPULHA Aneis
Pampulha – Anéis

A coleção conta com várias linhas: Pampulha, Brasília, Copan, Mulher Preferida, Croqui, Jóia, Curvas e Flor – cada uma com seus detalhes e peculiaridades. Nunca fui muito ligada em jóias, mas é bem interessante ter alguma idéia dos processos de criação envolvidos – e uma curiosidade, as jóias não são assinadas pelos designers, mas sim pelo prórpio Niemeyer nessa coleção.

Achei muito legal essa proposta da marca, de trazer inspiração de outras áreas para criar coleções. Se estivessem a venda no site, poderiam ir para o Eu Compraria! 🙂  

Linhameyer embalou também uma animação digital, dirigida por Andrés Lieban, que costura as linhas dos desenhos dos croquis de Oscar Niemeyer com a música de Brown (Carlinhos Brown) & Israel (George Israel). O resultado é singelo e comovente, em um vídeo em que a mídia não extrapola a obra principal: o traço do arquiteto. As imagens originais foram digitalizadas e compostas para contar a história da música através de ferramentas virtuais e técnicas de animação 2D.  A peça já está circulando pelos principais canais musicais da web. Confira:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *