Fluxo de Caixa e Planejamento Financeiro para sua empresa

Controlo minhas finanças pessoais com o Granatum (pessoal) e na época que a @biab desenvolvia o TCC dela (o Eu Compraria! Shop) recomendei o uso da ferramenta para fazer a apresentação da parte financeira do projeto.

Deixando um pouco de lado o design e a tecnologia, este post está mais ligado a carreira e empreendedorismo – e sempre gostei muito deste papo de empreendedorismo. Fui freelancer por 4 anos e neste período "fundei" duas empresas – uma de hospedagem de sites (que não existe mais) e outra focada em desenvolvimendo web, que ainda existe. Quando comecei a carreira de freelancer meu maior problema não era vender, produzir ou conseguir clientes, meu problema era quanto cobrar?

A apresentação sobre Fluxo de caixa e controle financeiro pode auxiliar muito profissionais autônomos (freelancers) a saberem exatamente quanto gastam com determinados projetos e saber o retorno que tem com determinados projetos – o mesmo serve para empreendedores que estão começando uma startup!

Minha vida financeira é extremamente controlada, todos os meus gastos estão lançados, agendados e categorizados no Granatum. Isso me permite saber gasto e de onde vem cada real que passa pela minha conta – inclusive controlo investimentos através do Granatum.

A maior parte das empresas no Brasil morre precocemente por problemas de gestão, que acabam levando a problemas financeiros e em muitos casos, a falência. Eu e a @biab fomos a uma palestra da equipe do Granatum que ajudou a organizar um pouco melhor o controle financeiro da empresa, abaixo os slides:

Outra boa fonte de informação para quem gostaria de aprimorar suas habilidades de gestão é o site do SEBRAE, que além do ótimo material sobre empreendedorismo eles tem uma série de cursos online que podem ajudar.

Como está o controle financeiro da sua empresa? Você sabe o quanto gasta com cada produto e qual o retorno ele dá?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *