Fake or Foto – CG e o real

Navegando pelo And After vi na áerea de links um desafio que sempre gostei: descobrir entre dez "fotos" quais foram produzidas com computação gráfica e quais eram reais.

O desafio foi proposto pela Autodesk, conhecida pelos seus programas AutoCAD e Maya, de 3D.

Meu resultado no teste? Na primeira fase 10 acertos em 10 imagens… Na segunda, 3 acertos em 4 imagens. Sorte? Na verdade acho que tenho um olho clínico pra coisa, e mais alguns truques para descobrir o que é real ou não…


fake or foto – descubra quais são "fotos" e quais são fakes

Durante aproximadamente um ano e meio trabalhei com tratamento de fotos digamos, sensuais, para um canal de um portal.1

Uma das coisas mais difíceis de se conseguir é um efeito natural quando se trata pele, pois é uma textura normalmente irregular e qualquer sombra mal feita revela que a foto foi mexida. Áreas com curvas, como seios, bumbum e rosto são realmente partes complicadas, por terem sombras suaves e onde não se pode deixar muito liso, ou "borrachudo", ficando com uma aparência bem falsa.

Os truques para descobrir se uma foto é tratada ou não podem ser utilizados também para saber se uma imagem é real ou se foi gerada pro computação gráfica.
Os pontos básicos a serem analisados são TEXTURA, REFLEXOS e SOMBRAS.

Imagens 3D tendem a ter reflexos bem lineares (o que dificilmente ocorre em uma foto REAL, visto que sempre existe alguma imperfeição que seja, o que causaria uma distorção no reflexo), sombras meio 'forçadas' (causadas pela disposição dos spots de luz da cena) e texturas que dificilmente conseguem imitar o real.


minhas desaventuras com o programa 3D lightwave

Nunca gostei muito de 3D, a não ser dos que usam uma linguagem mais cartoon – como Toy Story e Monsters S/A – porque eles simplesmente não tentam simular o real, mas criam uma realidade própria. 3D "realistas", ao meu ver, ainda estão muito longe do real.

Tive mais contato com profissionais da área esse ano, onde meu amigo Edílio modelou a instutuição em que estudavamos para seu trabalho de conclusão de curso.
Trabalho primoroso, onde pude perceber quais são as dificuldades de se produzir um objeto ou ambiente 3D. São necessários anos de estudos – cursos para aprender só a modelar, cursos para aprender só a iluminar e cursos para aprender só a renderizar, entre outros vários cursos. Tirando os plugins só para fazer pêlos, cabelos e plantas, para só fazer água, só fazer fogo, etc… E ainda é necessário um computador bem potente, tanto para rodar o programa, quanto para renderizar o arquivo no final.

E você? Fez o teste? Quantas acertou? 😉

1: Para os cuecas que quiserem conferir, o site é o Virgula Girl.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *