Extensões do Firefox para o dia-a-dia

Você já ouviu falar de extensões do Firefox? Add-ons? Complementos? Todos esses nomes são a mesma coisa: pequenos ´programas´ para serem instalados no seu Firefox que podem ser uma mão na roda no seu dia a dia.

Para se ter uma breve idéia do que são extensões do Firefox, como instala-las, atualiza-las ou deleta-las, recomendo a leitura desse rápido texto do br.mozdev.orgExtensões: adicione novas funcionalidades ao Firefox.

Basicamente, segundo o próprio site:

Uma extensão é um programa que se funde ao Firefox para torná-lo mais poderoso. Você pode adicionar novos recursos e adaptar o Firefox ao seu estilo de navegar.

Aqui vou dizer apenas algumas extensões que uso e já usei. Isso é uma lista ínfima perto do que existe e do que se pode ter, tudo depende do que você precisa.

Vale lembrar que o Para que serve? que escrevo aqui são as funcionalidades que eu uso, isso não quer dizer que a extensão ainda não tenha mais coisas para ser explorada 😉

Top 8 extensões do Firefox:
 

Qual é? Delicious Bookmarks
Para que serve? Para quem já tem cadastro no Delicious, essa extensão vêm com botões que ficam ao lado da barra de URL (e também na barra inferior do Firefox) que facilitam tanto o processo de salvar um novo link na sua lista como buscar algum link que você já cadastrou, entre outros featurings do Delicious.


imagem do site

Faça o download do Delicious Bookmarks

 


Qual é?
MeasureIt
Para que serve? Ferramenta para medir espaço em pixels na tela. Basta ativa-la clicando no ícone do canto inferior esquerdo, clicar na tela e ir para os lados para a régua mostrar a altura e largura. Para desabilitar, é só clicar no ícone novamente.


imagem própria

Faça o download do MeasureIt

 


Qual é?
Read it Later
Para que serve? Como o próprio nome já diz, Leia Depois. Uma das minhas melhores descobertas dos últimos tempos, quando você entra em um site, basta clicar numa estrelinha que fica na barra de URL, que automaticamente o link vai pra sua lista. Permite compartilhar a lista entre vários PCs e ser acessado online também.


imagem do site

Faça o download do Read it Later

 

Qual é? Screengrab!
Para que serve? Quem usa Mac sabe como é útil usar o Shift + Command + 4 para selecionar na tela o que você deseja salvar como imagem. Com o Screengrab! dá pra fazer a mesma coisa, tanto dar um print e já salvar a tela inteira como apenas salvar uma parte selecionada. Você pode escolher a opção de só copiar também.

Screen grab!imagem própria

Faça o download do Screengrab!
 

 

Qual é? TwitterFox
Para que serve? Para quem já tem cadastro no Twitter, essa extenção permite que você cadastre uma ou mais contas para receber as atualizações das pessoas que você segue sem precisar ir até sua home. Além de ver as atualizações, você pode enviar seu tweet apenas clicando no T do Twitter que fica bem no canto inferior direito do seu Firefox.

TwitterFoximagem própria

Faça o download do TwitterFox

 


Qual é?
Ubiquity
Para que serve? Ainda é uma ferramenta que estou explorando. Pelo que já testei, permite várias facilidades como traduções, buscas, textos enviados diretamente para o Twitter e mais N coisas apenas por atalhos. Novas funcionalidades podem ser criadas por qualquer pessoa e disponibilizadas para download também.

Ubiquityimagem própria

Faça o download do Ubiquity

 


Qual é?
FireFTP
Para que serve? Melhor do que eu possa explicar, o Guilherme já vez um review dele em Release FireFTP – Testado, gratuito e recomendado:

(…) como o nome já diz uma extensão gratuita que permite utilizar o navegador como aplicativo de envio de arquivos via FTP.

FireFTPimagem do site

Faça o download do FireFTP

 


Qual é?
Firebug
Para que serve? Ferramenta muito utilizada principalmente por desenvolvedores web, o Firebug permite que se tenha vários dados do site em que se está visitando quando ativado. Qual o CSS, HTML do mesmo, dados de transferência etc. Talvez quem o utilize mais possa deixar sua experiência nos comentários 😉

imagens do site

Faça o download do Firebug
 
 
 

Para ver a lista de complementos (ou extensões ou add-ons, tanto faz) do Firefox, acesse a página addons.mozilla.org.

No fim, o mais importante é saber o que você precisa exatamente e sair procurando, com certeza alguém já criou exatamente ou algo muito parecido com que você precisa. Se não achar, pergunte. O Twitter é uma ótima ferramenta para isso. Agora, se você precisar de algo muito específico, porque você mesmo não cria um? Na página Building an Extension (Construindo uma Extensão) a Mozilla te dá todos os passos de como criar um Add-on 😀

Tem alguma extensão que você usa e gosta? Compartilhe aqui no And After!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *