Desktop 3D no Linux!

Com a chegada do Windows Vista, muitos fãs da Microsoft se gabam das novas firulas gráfica do sistema operacional, mas no Linux esse recurso já existe ha um bom tempo, basta adicionar ao Linux o sistema XGL e algum software gerenciador de janelas do tipo do Compiz ou Beryl. Neste tutorial vou mostrar como instalar o XGL e o Compiz em uma máquina com a distribuição Ubuntu 6.10 pré configurada com os drives da placa de vídeo GeForce 6800 XT, e mostrar que o que o vista fez foi apenas um plágio com algumas alterações do Linux.

1) Novos Pacotes:

Acesse o menu Sistema, depois Administração e, então, Canais de Software. Na aba Ubuntu 6.10, marque os itens que terminam com (Universe) e (Multiverse). passe à aba Outros Canai. Clique em adicionar e digite: deb http://www.beerorkid.com/compiz/ dapper main.

Repita a operação, com o texto: deb http://xgl.compiz.info/ dapper main. Clique em Fechar.

2) Instalação:

Agora, instalando o XGl e o Compiz. Acesse o menu Sistema, Administração e Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle XGL e aperte de enter. Na lista clique em Xserver-xgl com o botão direito do mouse e escolha Marcar para instalação. Depois, repita a busca, agora teclando Compiz. Marque os pacotes Compiz, Compiz-core, Compiz-gnome e Compiz-plugins. Tecle Ctrl+P e depois clique em Acplicar para instalar tudo.

3) Configuração do XGL:

Abra o menu Aplicações, Acessórios e depois Terminal. Digite gksudo gedit /usr/bin/startxgl.sh, e tecle enter. Será aberto o editor de textos. Escreva #!/bin/shXgl:1-fullscreen -ac -accel xv:fb0 -accel glx:pbuffer & Display=:1 exec gnome-session

Clique em salvar e feche o editor de textos. Entre ainda no terminal com: sudo chmod +x /usr/bin/startxgl.sh Agora crie mais um texto digitando: gksudo gedit /usr/share/xsessions/xgl.desktop.

Dessa vez, tecle: [Desktop Entry] encoding=UTF-8NAME=Xgl Coment=Start an XGL session Exec=/usr/bin/startxgl.sh icon= Type=Application

Clique em Salvar e feche o editor de textos.

4) Compiz Automático:

Agora, entre no menu Sistema, depois Preferências e então Sessões. Passe à aba Programas Iniciais. Clique em Adicionar e tecle gnome-windows-decorator. Repita a operação com uma nova entrada para o texto compiz –place gconf.

5) Testando:

Reinicie a máquina e, na tecla de login, clique em Opções e depois Escolher Sessão. Escolha o item XGL e OK. Faça o login e teste o funcionamento do novo sistema de janelas segurando as teclas Ctrl e Alt, clicando no desktop e movimentando para os lados.

 

Eu particularmente não sou muito fã desse recurso, é mais para mostrar que o Windows vista não é o "UAU" que eles colocam nas propagandas, esse recurso já existia ha um bom tempo.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *