Design não é criar uma peça "bonita"

Vejo que muito se utilizam da palavra DESIGN de maneira perversa. Design não é fazer uma coisa bonitinha, design não é fazer um produto mais "agradável visualmente" para vender.

“Design é a base de toda atividade humana.
Planejar e programar qualquer ato direcionado-o a uma meta desejada e prevista, se constitui num processo de design.”
Papanek

Isso não se aplica só produtos ou sites. Se aplica á vida.

 

A função de um designer não é fazer uma garrafa térmica colorida e legal. A função de um designer é fazer uma garrafa térmica que retenha o calor por mais tempo, com um material adequado, que seja de fácil manuseio e quando a pessoa fechar, ele feche realmente, não deixando espaços abertos, sem escapar o calor. Isso, é claro, com uma equipe especializada de pesquisa, que entenda de materiais, produto, design, etc.

A preocupação de um designer não é só com a estética, é com a estética E com a funcionalidade. É identificar problemas comuns e resolve-los da melhor forma possível e, se possível, esteticamente agradável.

É importante uma boa formação, não apenas técnica, saber fazer – mas é necessário uma formação teórica, pra não acontecer mais do que acontece hoje: muita coisa produzida, nada pensado.

O mundo está cheio de inventores/criadores/loucos, principalmente no Brasil, visto a criativdade do povo, até mesmo pelas dificuldades que a maioria tem (e longe se isso ser uma crítica). Mas, é necessário que nós, que estudamos e trabalhamos com design (seja gráfico, web ou de produtos), saibamos nos colocar ao desenvolver alguma peça – que tenha uma função específica, que tenha conceito, que seja estudado pra atender as necessidades do que foi pedido, que seja FUNCIONAL.
Nada de coisas bonitinhas, coloridas de material legal – isso é arte, não design.

 

“As pessoas não procuram objetos, procuram promessas de satisfação”
Prof. Júlio Freitas

“Quando alguém compra uma furadeira, não está comprando uma furadeira: está comprando um buraco na parede”
Prof. Júlio Freitas

 

Link interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Design

Ps: esse post é uma resenha, onde MUITA coisa ainda pode ser dita. Críticas, sugestões e opiniões serão bem aceitas – a proposta é discussão 😉


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *