Como ver meu IP no Linux?

Depois da minha mudança do ASP para o PHP eu comecei a gostar e me aproximar mais das tecnologias open source. Surgiu aqui onde trabalho a possibilidade de trabalhar com Linux – achei bacana e aceitei, estou gostando muito, utilizando o Ubuntu.

Também contratei um servidor Linux (também Ubuntu) da Locaweb, pois a nova versão do And After utiliza o CodeIgniter e não faz sentido manter um Windows Server para rodar PHP.

Bom, hoje eu precivasa acessar meu localhost aqui no trabalho através de uma VM, para isso precisava descobrir qual era o IP da minha máquina pelo Linux.

Descobrindo o ip da máquina no Linux (Ubuntu)

No promt de comando do Linux é só digitar o seguinte:

ifconfig

Dica do @cfarias: vale ressaltar que o ifconfig mostra a configuração de todos os adaptadores de rede da máquina( IP, endereço MAC, pacotes perdidos, etc.).

Para aproveitar o post, se você estiver utilizando o Windows é só digitar ipconfig no promt de comando.

Com estes dois comandos você terá acesso ao IP privado (do seu computador na rede interna). Para pegar o seu IP público (conectado a internet) eu recomendo os serviços a seguir:

Fiquem a vontade para qualquerr correção, sou n00b no Linux mas achei que a informação pode ajudar mais alguém que está começando. 🙂


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *