Café e Curiosidades

Todo mundo que trabalha em um escritório fechado gosta de um cafezinho para começar a manhã de trabalho, ou para bater um papo com os amigos em um intervalo ou até mesmo para tentar se manter acordado naqueles dias que você preferia ficar dormindo em casa.

Onde trabalho tem uma máquina de café que, na minha opinão, o que sai dali é qualquer coisa menos café. Então para resolver o meu problema do café, fui no super e comprei um filtro e porta-filtro para uma caneca e comprei alguns tipos de cafés para aromatizar e degustar da melhor forma possivel.

Para começar Nescafé não é café. Mas para emergencias você pode tomar.

No brasil temos alguns tipos e marcas, mas os melhores são exportados, como tudo…

Alguns tipos de café que aprecio aqui no Brasil

 – Sul de minas: A região produz café arábica e a altitude média é de aproximadamente 950 metros. As variedades mais cultivadas são o Catuaí e o Mundo Novo. Porém, também existem as variedades Icatu, Obatã e Catuaí Rubi. A região Sul de Minas é conhecida por ter bebidas finas.

 – Mogiana: Em São Paulo, a região mais propícia ao cultivo fica no interior, na região Mogiana. Os melhores grãos são colhidos em altitudes superiores aos 1.100m. O resultado é uma bebida marcante com aroma frutado e acidez mediana.

 – Cerrado Mineiro: O Cerrado Mineiro é a primeira região demarcada de café do Brasil, sendo, também, oficialmente, a primeira Indicação Geográfica de Café do Mundo. Sinta em cada xícara de um autêntico café do cerrado notas de aroma intensas que variam de caramelo a nozes, delicada acidez cítrica, com leve toque de laranja, e o seu sabor adocicado com a característica finalização achocolatada de longa duração.

Para mim eu gosto dos três tipos, aqui em Porto Alegre você pode encontrar estes itens no Café do Mercado que fica localizado no Mercado Público de Porto Alegre no Centro da cidade.

A Mellita lançou estes cafés especiais para atrair os consumidores, que de um tempo para cá estão exigindo mais qualidade no café brasileiro que é comercializado aqui dentro do país.

Para quem mora em São Paulo e Minas fica muito mais fácil encontrar café de ótima qualidade. Fica a dica se você for viajar para o interior destes estados não se esqueça de comprar café!

Existe um café no mercado que ainda não provei por ser extremamente caro, mas estou pensando em juntar a comunidade de café da firma para comprar em sociedade. O café se chama Kopi Lukak e é produzido dos excrementos de um primata o valor do café é algo em torno de 250 euros por kilo. É caro para tomar um café que saiu por meios obsucuros… :S

O seu nome “Kopi Luwak” vem da palavra bahasa (indonésia) para “café” e de “luwak”, um pequeno primata asiático que selecciona com os seus critérios, os grãos de café que lhe são apresentados, para os comer. Os preparadores recolhem depois das fezes do “Luwak” cada grão de café, lavam-nos cuidadosamente e produzem assim aquele que os especialistas consideram o melhor café do mundo. Os grãos conhecem uma pequena fermentação natural no estômago dos “Luwak”, o que lhes confere um sabor levemente achocolatado.

Bom, para encerrar.

Se o café da sua Firma também não presta, faça o seu próprio, compre um porta filto numero 100 e filtros número 100, que é o ideal para uma xicará e faça o seu proprio café.

Para você que…
…não abre mão de um café fresquinho a toda hora…
…prepara café em pouca quantidade…
…quer curtir um café a dois…
…ou simplesmente quer curtir um momento só seu…

(retirado do site da Mellita)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *