A propaganda que te acompanha 24h

Por: Ligia Mara Ferraz dos Santos

Existe um lugar cada dia mais desejado pelas marcas: estar presente na vida do consumidor. E como é dificil conquistar esse local, não é um tema que se tem todas as respostas, assim como tudo que envolve a propaganda. O que funciona para um, pode não funcionar para outro.

Vender o seu produto pode até ser uma tarefa razoavelmente facil, mas gerar no consumidor apreço através da identificação com a marca, de modo que ele a introduza em sua vida, não é uma tarefa tão simples assim. Esse é um trabalho difícil, complexo e de extremo valor. Empresas de grande porte tem apostado em mídia interativa, e a conquista do desktop (computador ou celular) tem ganho cada vez mais espaço dentre os investimentos publicitários.

Colocar uma marca no desktop do consumidor através do uso de um aplicativo representa um grande trabalho de comunicação e planejamento feito com muita criatividade, identificação e relevância. Afinal, deve-se instigar o consumidor a querer aquele aplicativo, não é algo que obrigatoriamente deverá estar ali, como um comercial televisivo, uma propaganda em revista ou um banner em um site.

Com isso a marca é levada a outro plano, ela não quer simplesmente vender, ela deseja fazer parte da vida de seu consumidor. Fazer com que ele disponha de tempo e vontade para fazer o download e instale o aplicativo, o game, o programa mais do que a conquista do "top of mind" do consumidor, representa o acesso ao coração do consumidor, é a marca que faz parte da vida dele.

Nos ultimos anos houve um consideravel aumento no número de empresas que disponibilizam games para downloads, jogos online de marcas, wallpaper, ícones, etc. E como o objetivo é estar sempre presente na vida de seus consumidores, os aplicativos para celulares tem ganhado muita força, já que o aparelho acompanha esse consumidor a qualquer hora e local, estarão juntos 24h, independente da idade e da classes sociais. Isso fez com que os aplicativos para celulares ganhassem destaque.

Obviamente, marcas consagradas levam vantagem nessa hora. A Apple, por exemplo, primeiramente trabalhou o produto e a identidade visual da marca, para que fosse visualizada e, posteriormente   passou a trabalhar a identificação a do público com a marca. O trabalho que a empresa desenvolveu junto ao seu consumidor, formou uma legião de fãs que buscam mais produtos que remetam à empresa e seus produtos. Essas ações aproximaram o consumidor à marca que ele admira e quanto mais relevante o produto oferecido ou quanto mais provocar algum tipo de identificação, maior a chance de conquistar um espaço na vida desse consumidor e consequentemente em seu desktop.

O aplicativo desenvolvido pode ser algo relevante, como notícias, ou inútil, como um aplicativo que imita os sons de acordo com os movimentos dos sabres de luz de Star Wars. Mas isso não impede que pequenas empresas possam desenvolver aplicativos, porém é aconselhavel que seja um aplicativo quetenham maior relevancia e grau de utilização perante aquele consumidor.

Independente da área de atuação, conhecer os desejos e as necessidades do consumidor , atender suas necessidades e buscar superar suas expectativas, é a chave para conquistar e participar da vida desse consumidor.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *