Brasil é o 5º do mundo em venda de PCs

Antes de causar decepção a quem for ler: não respondi e não sei a resposta das perguntas que fiz no resumo desta publicação. São curiosidades e a idéia é levantar questionamentos sobre até onde é bom este ranking na venda de computadores. 

Há alguns dias escrevi sobre alguns motivos para investir em internet, agora li a notícia sobre o posicionamento do Brasil no ranking de venda de PC´s e resolvi comentar o assunto.

O Brasil é quinto maior mercado do mundo em vendas de PCs, revela pesquisa da IDC. As projeções da consultoria indicam que em 2010 o País será o terceiro do ranking, ficando atrás somente dos EUA e da China.

O mercado brasileiro comercializou 10,7 milhões de máquinas em 2007, ficando atrás dos EUA (64 milhões), China (36 milhões), Japão (13 milhões) e Reino Unido (11,2 milhões).

WNews

De 2006 para 2007 o crescimento na venda de PC´s em terras tupiniquins aumentou 38% e segundo Reinaldo Sakis (analista sênior de PCs) esse aumento aconteceu (também) pela popularização do monitor LCD.

Sabe como é, chegou e o preço caiu, quem tinha o pc velho se arrastando resolveu aproveitar a onde e já que todos vem com monitor LCD, compra um novo, né? Consumismo é uma coisa linda deste mundo.

Agora o que me chamou mais a atenção foi o aumento na venda dos notebooks, que também estão cada vez mais acessíveis: em 2007 houve um crescimento de 153% nas vendas.

Notícia boa para o comércio, para as indústrias do ramo, para os desenvolvedores web (wohol!), para os técnicos, para os blogueiros (wohol! 2x).

Mas será que a inclusão digital funciona no Brasil? Analisando o Orkut (site de relacionamentos mais acessado por aqui) a "inclusão" digital significa simplesmente colocar todo e qualquer brasileiro na frente de um computador – e com internet.

[ironia]
De preferência sem instrução nenhuma. Principalmente sobre gramática. Mesmo que ele não saiba escrever o nome – e é isso que acontece. Facilitar a compra de computadores e não possibilitar o uso de forma útil (não que eu considere o entreterimento inútil) não ajuda muito.
[/ironia]

Gostaria de ver estatísticas sobre o uso de computadores comparando com este aumento todo. Trabalho? Estudo? Pesquisa escolar? Acesso a pornografia, também.

Acho muito boa esta facilidade de acesso a tecnologia por todos, a popularização de preço de computadores e notebooks é uma maravilha (graças a isso comprei um notebook este mês*),  mas acho que ainda falta educação – escola mesmo! – para que todo mundo possa aproveitar melhor isso.

E tem outro problema que ninguém (ou quase ninguém) está instruido a resolver ou minimizar: o que fazer com o lixo eletrônico?

Um monitor que outro da para transformar em aquário, mas e o resto?
Estou com um Pentium 450, ou algo assim, e vou aposentar ele pois comprei um notebook (não, eu não usava-o). Uso o notebook, o meu computador vai substituir o computador velho e o velho… fica para testes de servidor? Para backup de arquivos?

Ainda não decidi o que fazer. Vender não vale a pena. Talvez doar para uma escola – mas será que vai realmente para a escola?

Isso é Brasil…

E você, o que você faz com máquinas velhas?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *