OpenID: já ouviu falar?

No mundo digital, cada vez se faz mais coisas pela internet: compra-se de tudo, paga-se contas, encontra-se com amigos em redes sociais e por ai vai. Mas, o que a maioria desses sites tem em comum? Invariavelmente é necessário fazer um cadastro, com os infames campos login e senha.

Antigamente, era de costume tentar usar o próprio nome como login, mas hoje isso é praticamente impossível. Logo, cada vez que vai se cadastrar em um site, a não ser que você já tenha 'nickname' um tanto quanto diferente e padrão, você vai sofrer para conseguir achar um login que não esteja já sendo utilizado.
 
Algum dia, não conseguindo entrar em algum site, justamente por não lembrar meu login e senha, praguejando aos quatro ventos, eu disse então "porque não existe um programa gerenciador de logins e senhas?"
TCHARAM! Achei que tivesse tido a idéia mais genial do mundo, até que um colega me disse "existe um sistema chamado OpenID, que funciona como um cadastro único que se pode usar em todos os sites que utilize o sistema do OpenID".
Acabaram com minha idéia genial, mas pelo menos descobri que tal sistema já existe e o melhor, vários sites já se utilizam dele.
Esse foi o vídeo (em inglês) que ele me passou – bem engraçado – e que dá uma boa idéia de como o sistema funciona.

Como pode se perceber no vídeo, basta ter uma 'conta' de OpenID, e sempre que você for entrar em um site que utilize o sistema, nãe será necessário fazer um login específico pra esse site.

Pelo que entendi, existe algumas outras especificações, como ser necessário ter um provedor de identidade, que confirma o dono daquela OpenID para outro site que suporta OpenID. Como para muita gente ainda é novidade, assim como para mim, não posso dizer ao certo como funciona essas partes mais detalhadas, mas se a coisa pegar mesmo, certamente o sistema será melhor divulgado e todos poderemos usufruir da maravilha.

Segundo Leonardo Faoro, do Meio Bit:

O sistema de autenticação distribuída OpenID está ganhando suporte de peso. Ninguém menos do que o Google está em negociações para adotar o sistema em seus sites (que começou com o blogger). No mesmo grupo, a IBM e Verisign parecem estar envolvidos também. No passado, mencionamos inclusive a possibilidade da Microsoft entrar na jogada inclusive.

Agora é só esperar a onda pegar e nossas vidas serem facilitadas milhões de vezes 😉

 

Para mais informações, acesse o site do OpenID: openid.net

Para ver a lista de sites que aceitam login pelo Open ID clique aqui


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *