Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens (@gserrano)

O @raf3b (cabeça por trás do #desconf) descreveu o seu ambiente de trabalho em 7 itens e me convidou a fazer o mesmo – achei o meme bacana e acho que pode trazer algum conhecimento a outras pessoas, ou pelo menos matar a curiosidade de saber como os outros trabalham.

Vou fazer um meme 2 em 1, e descrever meu ambiente corporativo (na MM Café) e meu ambiente home-office, onde toco os projetos como o And After e o Eu Compraria! Shop e os freelas.

 

Meu ambiente de desenvolvimento corporativo

1. Eclipse

A IDE que utilizamos aqui é o Eclipse (Helios), para facilitar o desenvolvimento front-end utilizo o Aptana, que facilita a sintaxe de html e javascript. Também é utilizado para controle de versão (SVN) e rodar aplicações Java.

2. Firefox

Mesmo não sendo meu navegador padrão preferido (gosto mais do Chrome – e utilizo-o em casa para navegar) o Firefox ao meu ver ainda é o melhor browser para quem desenvolve front-end (graças ao firebug).

Aqui inclui e-mail (Google Apps) e Google Docs (planilhas, documentação, etc.).

3. Photoshop 7

Pouquíssimo utilizado mas quebra um galho quando ainda preciso manipular alguma imagem para ajuste de layout ou nova implementação. A versão é a 7 (podem rir!) e roda em Wine, então é só pra quebrar galho mesmo!

4. Luke (Lucene)

Sinceramente não sei definir muito bem o que é o Luke (lembrem-se que sou programador front-end), mas ele está se tornando uma constante no meu trabalho. Utilizo como uma  ferramenta auxiliar para facilitar o entendimento das buscas com o Lucene e ganhar tempo nos testes sem ter que fazer por templates.

5. Pandiom

Comunicador interno, troca de links, retirada de dúvidas e o famoso "chega aqui, sabe aquilo que tu fez no projeto Y? Como funciona?".

6. Virtual Machine

Como uso Linux (Ubuntu) e freqüentemente é necessário validar coisas no Internet Explorer (IE) utilizo Virtual Machine (que nem é configurada na minha máquina, é acesso remoto) para tornar a renderização mais fiel do que os hacks e emuladores do IE (6 e 7).

 

Aqui acabam as ferramentas de desenvolvimento (na empresa), mas como sobrou um item…

7. Player de música

Está escrito em algum manual religioso e sagrado que um desenvolvedor só pode ser interrompido quando está com fone de ouvido em dois casos: incêndio ou holocausto zumbi. Se ele estiver sacudindo a cabeça como um headbanger maluco e com cara de concentração esqueça: só interrompa caso o holocausto zumbi já esteja incontrolável.

 

 

Meu ambiente de desenvolvimento home office

Para os jobs que tenho em casa (And After e blogs, Eu Compraria! Shop e freelas) meu ambiente é um pouco mais simplificado.

1. Vertrigo – a santa trindade 

Não há muito o que falar, é onde rola de tudo (ui): PHP, MySQL e Apache com configuração fácil. 🙂

2. Eclipse

Pesado  e com subuso, pois uso somente para desenvolvimento e versionamento (SVN) e ele é muito pesado para fazer "só" isso. Estou pensando em voltar ao Notepad ++ (que é o editor mais leve que eu já testei) e para o SVN buscar uma opção de software free a parte.

3. Chrome e Firefox

O Chrome aberto direto, quando estou ou não desenvolvendo – é meu navegador padrão em casa. Quando preciso fazer ajustes de interface ou "debugar" javascript opto pelo Firefox, me torno mais produtivo fazendo alguns testes em temp real com o firebug.

 

É isso, meu home-office é mais simplificado que o ambiente corporativo e atende todas as minhas poucas necessidades com algumas vantagens: 2 monitores, um headphone, nenhum site bloqueado, apoio para pés, uma cadeira mais confortável e claro: tem cerveja. 🙂 O ponto negativo é não ter a galerinha do mal para tomar um café ou pedir uma opinião sobre algum bug cabuloso.

 

Gostei da idéia de conhecer os ambientes de desenvolvimento alheios e gostaria de passar adiante para matar a curiosidade sobre como trabalham outros desenvolvedores – e ampliar o meme para outras áreas.

Aos desenvolvedores: como é o ambiente de desenvolvimento de vocês, @chrisbenseler, @diogok e o japonês pagodeiro @jonnyken ?

E para a galera de outras áreas: como é o ambiente de trabalho de vocês (virtual): @biab (arquiteta da informação), @karonj (design).

Quem mais quiser responder, deixa o link aí nos comentários! 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *