Google Wave

Mais uma vez, tudo vai mudar. A maneira como nos comunicamos está sempre mudando, agora a maneira como nos comunicamos pela internet dará uma nova "guinada".

A comunicação mudou quando inventaram o telefone. A comunicação mudou quando inventaram o celular. O SMS. O celular que envia foto. Que envia vídeo. O e-mail. O IRC, ICQ, MSN, salas de bate papo…

Empiricamente falando (contato com clientes, colegas, empresas, etc.) acredito que hoje a maioria dos brasileiros utilizem MSN, Gtalk ou Skype para comunicação instantânea.

O computador (especificamente a internet) mudou a maneira como pensamos para escrever. Se você já usou máquina de escrever você sabe o quanto é era chato e trabalhoso errar. Recua o papel, apaga a letra errada, digita novamente a letra correta. Se errou uma frase inteira o melhor é recomeçar em uma folha nova. O ponto que quero chegar é: antes da popularização do computador pensávamos antes e escrevíamos depois. Formulávamos frases coerentes na cabeça antes de transcrevê-las.

Máquina de escrever

Se você tem menos que 20 18 15  anos: eis uma máquina de escrever.
É uma impressora com teclado.

 

No computador (principalmente se falando de programas de bate-papo) o usuário "não precisa pensar" antes. Vai escrevendo, depois faz as correçõs. Coloca um parágrafo para cima, reajusta as frases, arruma o espaçamento. Copia, cola, altera, apaga, adiciona… nos programas de chat também: escreve, pensa, aperta enter. Ou você nunca escreveu alguma coisa no MS, hesitou antes do enter e apagou, sem enviar a mensagem? Na vida offline isso seria seguido pelo pensamento "putz, eu não deveria ter falado isso!". Na vida online o apertar da tecla Enter equivale ao "disparo" da sua língua para dizer alguma coisa. E você pode hesitar para apertar o enter.

Essa longa introdução foi para demonstrar meu ponto de vista sobre as mudanças que o Google Wave poderá provocar na forma como "pensamos para escrever", devido a forma que ele trabalha.

 

O que é o Google Wave?

Google WaveO Google Wave é um projeto de colaboração e interação online, onde será possível conversar, trocar arquivos, escrever documentos de forma colaborativa, desenvolver aplicações para uso externo…

Tudo isso acontece em tempo real. Eu começo a digitar em uma janela de chat e o meu contato começa a receber, antes mesmo de eu pressionar o Enter.

No momento que estou fazendo uma alteração em um álbum de fotografia meus contatos que estão visualizando o álbum estão acompanhando as alterações em tempo real. Aparentemente isso também vale para edição de artigos em blogs.

 

"… é um ambiente para discussões que não podem ser chamadas de privadas, nem de públicas. Logo, pode-se afirmar que o Wave é o “ataque” do Google a fim de ajudar os usuários a organizarem o ambiente altamente fragmentado da internet. A cena é bastante comum: você liga seu computador, inicia seu mensageiro, conecta-se ao Orkut, abre seu email, participa de discussões, etc. Ao invés de uma janela para cada serviço, sendo que um comunicador instantâneo tem uma janela para cada contato, o que o Wave se propõe a fazer é unir tudo. Outros serviços podem ser aplicados a uma onda – a Wikipédia, por exemplo. Isso vai depender das ideias dos desenvolvedores, uma vez que o Wave está aberto a melhorias e implementações."

Danilo Amoroso, Baixaki

 

Veja uma screen onde é possível visualizar melhor a idéia de unificar "a internet" em um lugar só:

 

Googlw Wave Screen

 

O funcionamento é realmente interessante, o resultado de um aplicativo web, rodando apenas no navegador realmente é impressionante, os programadores de interface devem estar muito satisfeitos com o que conseguiram fazer!

 

Google Wave Preview

Para você morrer de vontade de ter uma conta, assista o vídeo do preview do Google Wave

 

 

Como funciona a escrita colaborativa no Wave?

E  uma curiosidade interessante sobre o funcionamento da lógica por trás da escrita colaborativa no Wave. Se eu altero um parágrafo e você também, como o sistema irá interpretar essas alterações?

 

 

Agora é aguardar o lançamento oficial para todos os usuários, estou impressionado e louco para testar… 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *