Física Quântica – O experimento da fenda dupla

Depois de queimar neurônios filosofando sobre a teoria de que somos limitados a não “enxergar” a quarta dimensão de uma forma plena, comecei a tentar entender e pesquisar um pouco mais sobre as loucura da física quântica.

Não continue a leitura se você não assistiu o vídeo “Ah, mas é só uma teoria…

O simpless fato de existir um observador pode alterar o resultado de um experimento? O que diria o Dr Sheldon Cooper sobre o experimento da fenda dupla (se ele já falou sobre isso, comentem explicando!)?

O experimento tenta mostrar o modo de comportamento da matéria. O que é a matéria? É onda? É partícula? Segundo o experimento da fenda dupla, os elétrons podem se comportar ora como matéria, ora como onda. 

Doutor Quantum explica: o experimento da fenda dupla 

Mais uma vez apelei para a física for dummies do Doutor Quantum, explicando o que acontece quando elétrons são lançados em uma única fenda e em duas fendas (que dão nome a experiência). A experiência da fenda dupla também é conhecida como experiência  de Thomas Young.

[http://www.youtube.com/watch?v=lytd7B0WRM8]

Resumindo, eu não entendi nada e não sei o que é a matéria.

Mas a experiência da fenda dupla é um experimento real e você pode pesquisar mais sobre o assunto na Wikipedia (e ficaria grato com qualquer comentário com explicações sobre o assunto).


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *