A Bia já disse e eu concordo, quase todo o designer gosta, adora, coleciona tipos. Ficar olhando as diversas tipografias, testando, analisando a legibilidade… ou até jogando um super trunfo de fontes!
A tipografia é o meio de comunicar, o "como" você quer dizer ou mostrar algo. Delicado, futurista, forte, sujo, gótico, nerd… a tipografia fala. E ela está presente em diversos produtos, de uma forma bem humorada e "homenageando" quem gosta tanto dessas letrinhas:
Camiseta para quem odeia Helvetica (alguém odeia Helvetica?)
Caneca para quem gosta da Helvetica (agora sim!)
Mas não é só em "produtos para designers" que a tipografia é importante. As tipografias hoje identificam muitas marcas (Coca-cola e Nokia são só dois exemplos disso), e para minha alegria existem ótimas animações utilizando a tipografia como base, uma das animações mais fascinantes deste tipo que eu vi utilizando é a Typolution, que tem um efeito muito bacana difícil de ser imaginado se pensando em "letrinhas".
A tipografia também está no cinema, para os cinéfilos recomendo a coletânea de vídeos Tipografia e Cinema, que são vários vídeos curtos com diálogos de filmes como Clube da Luta, Godfather, e Devils advocate.
Animação sobre os Direitos Humanos
Todo esse flashback sobre vídeos e tipografia foi para apresentar mais um vídeo, que gostei muito não somente pela animação mas também pelo ótimo conteúdo, explicando de forma clara os direitos humanos.
A tipografia selecionada é Helvetica, o vídeo foi criado por Seth Brau e produzido por Amy Poncher.
The Universal Declaration of Human Rights from Seth Brau on Vimeo.
E aí, o que você achou do vídeo?
Via Twitter (sorry, não lembro quem twittou) -> Codesignville
Deixe um comentário