Working at home – como ter uma melhor produtividade trabalhando em casa

 6 dicas para aumentar a produtividade trabalhando em casa:

-Tenha um horário fixo para trabalhar.

É claro que a grande vantagem de se trabalhar em casa é ter maior flexibilidade nos seus horários, mas é preciso ter disciplina. Se você não quer trabalhar das 9 às 18 horas, tudo bem, mas tenha em mente quantas horas por dia você precisa ou quer trabalhar e se organize em cima disso.

– Fique longe do barulho.

Escolha um local tranquilo para trabalhar. Tente ficar longe da televisão, de barulhos da rua ou de pessoas que possam falar muito em casa. Você pode abstrair esses barulhos por um tempo, mas a qualquer momento ele pode te desconcentrar e eventualmente te fazer perder uma linha de raciocínio. Se isso não for possível, tente trabalhar de madrugada.

– Tenha um espaço de trabalho adequado.

Não adianta você querer trabalhar em casa colocando seu computador em cima da mesa da cozinha, mas não precisa de um room office também. O que é necessário é que você tenha um work station adequado: uma iluminação boa, temperatura agradável, mesa, cadeira e acessórios adequados… senão depois de um tempo você só vai reclamar de dores e de como é ruim trabalhar em casa, e sua produtividade estará em risco.

– Tenha contatos!

Apesar de trabalhar em casa, não ter colegas de trabalho, etc. é importante que você tenha networking. Colegas da faculdade, colégio e de empregos antigos são ótimos contatos, os manter é super importante. Além disso, você pode manter contatos online também – mas nada de Orkut e Facebook (que também são boas fontes de contato, mas provavelmente não tão eficientes) tente entrar em listas de discussão da sua área de atuação, fóruns e participar de eventos da sua área.

– Seja disciplinado.

Se você é daqueles que precisa de alguém sempre em cima, te cobrando, trabalhar em casa pode não ser uma boa idéia. É necessário ter muita disciplina para trabalhar em casa, porque sempre tem alguma coisa muito melhor para se fazer em casa do que trabalhar: dormir, jogar vídeo game, ver um filme, ligar pra os amigos, ir na esquina tomar um sorvete, etc. Uma das palavras mais importantes de se ter em mente para trabalhar em casa é disciplina!

Faça as pessoas entenderem que apesar de você trabalhar em casa, você ESTÁ TRABALHANDO.

É comum entre as pessoas que trabalham em casa reclamar que sempre tem alguém que pede um favorzinho aqui e ali, e isso atrapalha a pessoa, e muito. Não é porque a pessoa está em casa que ela pode sair a qualquer hora para realizar outras tarefas – se ela trabalhasse num escritório, ela não poderia sair para levar uma carta no Correio às 3 da tarde, não é mesmo? Então é fundamental que as pessoas respeitem, e que você imponha esse respeito.

   

imagens via Apartment Therapy

Você tem mais alguma dica ou truque para trabalhar bem em casa? Comente aí :p


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *