Reinstalando o Postgre sem ter a senha do usuário

Dia desses eu estava reinstalando o Poker Tracker (programa que gera estatística das mãos jogadas em vários softwares de Poker) e precisava do Postgre rodando na minha máquina, rodando Windows 7.

Como eu já havia instalado o Postgre em outra ocasião já existia um usuário para ele (chamado postrge) no meu Windows, na instalação ele pedia a senha do usuário para criar um caso não existisse ou utilizar o usuário já existente. Óbvio que eu não lembrava a senha…

Desinstalei o Postgre e nada de conseguir reinstalar. Fui no painel de controle do Windows, vi a lista de usuários e só tinha o meu usuário e o Administrador, nenhum usuário postgre (ou outros usuários de serviços).

Aprendi uma coisa: o Windows não exibe usuários de serviço nas interfaces GUI de administração. Lado bom é que evita usuários noobs de excluirem contas utilizadas por softwares e serviços. Lado ruim que impede usuários que tem alguma noção do que fazem de usar a interface gráfica para administrar usuários.

Não é possível reinstalar o postgre sem saber a senha do usuário postgre, portanto você precisa de acesso administrador no Windows e precisa ou apagar o usuário ou alterar a senha, como o Windows não exibe este usuário no painel de controle é necessário fazer esta alteração por linha de comando.

Alterações dos usuários do Windows por linha de comando

O primeiro passo é executar o cmd.exe como administrador (botão direito -> Executar como administrador). Agora você está com a janela da linha de comando e como administrador da máquina, portanto pode usar os comandos do net users para fazer as alterações necessárias.

Para chamar a ajuda e ter uma descrição completa dos comandos do net users digite:

net help user | more

O | more é opcional, para o resultado vir "paginado" e facilitar a leitura de toda a ajuda.

 

Como ver todos os usuários do Windows pelo DOS?

Na linha de comando DOS é só digitar o seguinte comando:

net users

Serão listados todos os usuários (no meu caso lá estava o user do postgre).

 

Como apagar um usuário pelo DOS?

Para apagar um usuário (vou exemplificar usando o usuário postgre) o comando é o /delete, a linha fica assim:

net user postgre /delete

 

Como mudar a senha de um usuário pelo DOS?

No meu caso eu não precisava apagar o user postgre, apenas alterar sua senha para que eu conseguisse prosseguir com a instalação. Na lista eu vi que o login do usuário era postgre.

Para alterar a senha do postgre eu fiz o seguinte:

net user postgre senha

 

Esperto que tenha ajudado, fiquei quebrando a cabeça um tempo pois nem sabia que o postgre criava um usuário no Windows – levei um tempo para descobrir do que se tratava aquela senha de usuário que pedia na instalação do banco…


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *