POR QUE INVESTIR EM DESIGN?

POR QUE INVESTIR EM DESIGN

Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, são fatores decisivos para o sucesso de uma empresa, a credibilidade da sua imagem e a qualidade dos produtos que ela oferece. Não basta ser bom, é preciso parecer bom.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 68% das empresas de pequeno porte ampliaram suas vendas após introduzir técnicas de design em seu processo de gestão. A mesma pesquisa evidenciou uma queda de 45 % nos custos produtivos de micro-empresas que agregaram valor estético e funcional aos seus produtos, ou seja, design não é supérfluo, é vital!
 
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO USO DO DESIGN?
Na imagem da empresa: Não basta ser bom, é preciso parecer bom. Ou seja, não basta possuir qualidade, é preciso transmitir qualidade. Quando se investe na imagem de uma empresa, se potencializam todas as ações em marketing, por mais simples que sejam, pois a marca representa um vínculo com o consumidor.
Na otimização de custos: O Design está presente em todas as fases do desenvolvimento de produtos. São levados em consideração fatores que vão além da estética e da funcionalidade. Reduções de custos de fabricação e do impacto ambiental são apenas algumas das inúmeras preocupações do designer ao projetar um produto.
No aumento da competitividade: As empresas deixaram de competir apenas por preço e qualidade, atualmente o posicionamento estratégico de uma empresa perpassa pelo design, seja pela sua comunicação visual seja pelo seu produto. O Design Estratégico representa hoje o maior diferencial competitivo de uma empresa. De acordo com Peter Drucker, há apenas duas funções importantes em negócios: marketing e inovação; todo o resto é custo.
No âmbito estratégico organizacional:
Benefícios da Gestão em Design – Ótica Estratégica
Em relação à economia
Aumenta o potencial de competição da indústria brasileira no mercado interno e externo pela inovação, diferencial e padrão de qualidade; contribui com iniciativas governamentais para promoção da marca Brasil; transmite mensagens sociais por meio visual
Em relação à empresa
Auxilia a atingir o mesmo patamar ou superior da concorrência; altera a cultura empresarial provendo o status de empresa inovadora pelo estilo de gestão; contribui com o meio ambiente pelas soluções em descarte ou re-uso de produtos pós-consumo; auxilia na comunicação interna e externa.
Em relação ao produto
Otimiza as iniciativas de Desenvolvimento de Novos Produtos, a produção, reduz o tempo de lançamento, diminui custos, provê qualidade e agrega valor como diferencial e inovação insere qualidade em suas características.
Em relação à imagem
Confere boa percepção da imagem da empresa junto ao mercado, funcionários, fornecedores e concorrentes; otimiza a identificação de produtos e da empresa; informa e otimiza suas mensagens.
Consumidor externo e interno
Atua na percepção da imagem, valor da imagem, valor do produto, fidelidade à marca, melhora ambiente de trabalho, facilita comunicação interna, corrobora para melhoria da qualidade de vida.
Quadro 1 – Benefícios da ação da Gestão em Design (MARTINS, 2008)
 
É PRECISO INVESTIR MUITO?
Pesquisas evidenciam que a relação de investimento em Design se dá na ordem de 10 para 1, ou seja, a cada 100 reais investidos o retorno chega a sonantes mil reais. Poucas áreas permitem uma relação custo-benefício tão positiva como o Design. Todos os empreendimentos podem se beneficiar com um pequeno investimento, alavancando suas vendas e crescendo de forma sólida e ordenada.
 
COMO CONTRATAR?
Para contratar serviços em design, é preciso verificar se:
  • A Instituição ou Empresa possui equipe multidisciplinar com profissionais qualificados com formação na área.
  • Quais são os clientes que compõe o portfólio da Instituição ou Empresa e quais foram os resultados da intervenção em design.
Fonte: CNI – Confederação Nacional da Indústria – Livro: A Importância do Design para sua empresa – Adaptado por Daniel Quintana Sperb
_____________
FONTE: Daniel Quintana Sperb – http://dqsperb.wordpress.com/
 

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *