O que é SEO?

Navegando por estes blogs da vida li um texto um pouco confuso sobre SEO, especificamente sobre pessoas contra técnicas de otimização, por muitas vezes elas serem prejudiciais a navegação do usuário.

Ao ler o texto confirmei minha desconfiança sobre a confusão que muita gente ainda faz sobre hypes, SEO e navegação ruim. Otimizar o site para os buscadores não significa que você terá que prejudicar o leitor para isso. É possível escrever para os buscadores sem prejudicar a leitura.

Quando li o texto tentei entender o ponto de vista do autor (e acredito que entendi) mas estava um pouco distorcido, se assim posso dizer, do que realmente é otimizar o site para os buscadores. Muito prestativo, o autor me enviou um e-mail falando que após reler o texto realmente o achou confuso.

SEO são técnicas para melhorar o ranking de seu site nos buscadores. Vou repetir, SEO são técnicas para melhorar o ranking de seu site nos buscadores. Só isso.

Você não precisa colocar palavras chaves piscando antes do texto e utilizar cada palavra do seu texto como link. Isso pode ser até ser considerado blackhat SEO, que são "técnicas malvadas" para subir o ranking de seu site rapidamente. Porque não fazer? Porque eles irão cair rapidamente, assim que você for penalizado por burlar as regras.

O Bruno Alves já escreveu sobre esta "visão distorcida" que algumas pessoas tem e recomendo a leitura.

Não vou me extender muito neste artigo, escrevi ele como introdução para publicar um estudo de um caso (com resultado bem positivo) sobre as técnicas SEO que utilizei e funcionaram.

Se não fui claro e/ou você quer se aprofundar no assunto recomendo algumas leituras:

O que é SEO? Celso Junior
Otimização para Sistemas de Busca – Wikipédia

Espero ter ajudado 😉 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *