Conscientização sobre o meio ambiente – Uma hora vai voltar para você

Em mais um momento verde resolvi escrever sobre a conscientização e os estragos ao meio ambiente. Antes de começar quero apresentar uma dica que o Pablo enviou – a animação da campanha da WWF Brasil, criada pela DM9DDB.

Animação 3d Cartoon, bom humor e uma trilha sonora legal foram a receita para o vídeo chamado "Money", que tem como objetivo a conscientização de que o planeta que destruímos é NOSSO e isso certamente vai nos prejudicar em algum momento.

A música do filme é "Money, Money (makes the world goes around)", do musical Cabaré – segundo o site da própria WWF Brasil. A animação é criação de Rodolfo Sampaio, Julio Andery e Arício Fortes.

"Para produzí-lo, reuniu-se um elenco de primeira linha, todos trabalhando gratuitamente neste alerta quanto aos riscos da degradação ambiental."

WWF Brasil

Esta campanha foi lançada dia 21 de setembro – o dia da árvore. Adoro animação (3d, ilustração, o que vier) e acho o tema muito importante, por isso resolvi publicar mesmo com esses quatro meses de atraso do lançamento da campanha. Infelizmente o assunto continua atual…

O vídeo "Money", que passa nas TVs que foram instaladas em algumas linhas do Metrô de SP (valeu Bia):

 

"Ah, falar sobre conscientização e divulgar um vídeo no site é muito fácil, mas o que ele faz para ajudar o meio ambiente?", pergunta o leitor.

Boa pergunta… o que eu faço?
Aí vai o que eu faço e o que
você pode fazer para ajudar.


1.
Não jogo lixo no chão, fico segurando até encontrar uma lixeira. E que conste: faltam lixeiras, pelo menos em Passo Fundo e São Paulo. É o mínimo que você pode deve fazer. Em países inteligentes desenvolvidos existe multa para quem jogar lixo no chão.

2. Mesmo não tendo coleta seletiva aqui onde moro, separo o lixo reciclável "limpo" (garrafas pet, latinhas, papéis, muitos papéis, plásticos, etc.) e não os coloco na lixeira. Armazeno-os separados até certo volume e ligo para a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), existente em Passo Fundo. Eles vêem até a minha casa e recolhem o material para reciclagem, gerando emprego e o lucro retorna para assitência social. Eu ajudo o meio ambiente.

Na sua cidade deve existir algum órgão parecido que faça a coleta de material para reciclagem, até mesmo algumas empresas privadas o fazem. Se os leitores daqui tomassem essa mesma atitude de separar o material para reciclar, quantos kg de lixo a menos por semana estariam indo para os lixões? Muitos, vejam só:

01 pessoa produz em média aproximadamente 600 gr (0,6 kg) de lixo por dia;
material reciclável representa (em peso) em torno de 40% (0,4) do total de lixo produzido;

Companhia melhoramentos da Capital (Comcap)

 

Com base nesses dado da COMCAP uma pessoa pode reciclar 1.68 Kg por semana. Quantas pessoas moram com você? Três? Você poderia recolher por mês vinte kilos de material reciclado, que é enviado para lixões. Se 1/3 dos leitores daqui fizessem isso seriam 4.000 Kg de lixo a menos nos lixões. E não é só isso, seriam 4.000 Kg a menos de material a ser retirado novamente do ambiente, porque eles serão reutilizados.

Não é trabalhoso, tente separar o lixo!

(Se alguém tiver informações de órgãos ou empresas que fazem essa coleta informem nos comentários que eu adiciono aqui.)

 

3. Fale, ensine, eduque, passe adiante. Não custa pegar o seu priminho e falar para ele: ó, vamos separar o papel limpo e colocar aqui? É desde pequeno que se torce o pepino, estou errado?

Conscientizar as pessoas (não somente as crianças) é tão importante quanto tomar alguma atitude mão na massa. Eu estou tentando conscientizar você aqui – e se você chegou até esse ponto da leitura e não parou no vídeo dizendo "que engraçadinho" ótimo, você é muito racional e pode comentar o que mais você faz (ou gostaria de fazer) para preservar o ambiente.

Passar a vontade de ajudar adiante é gratificante. 😉

Realmente espero que alguém tome alguma dessas idéias como ações e isso siga adiante, o vídeo já mostrou o caminho que as coisas estão tomando. Uma hora vai voltar para você!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *