Como desabilitar o "compactar mensagens" do Outlook Express

Esse post já devia ter feito a alguns anos atrás, o software em questão nem é mais tão utilizado, mas como conheço muita gente que ainda utiliza o Windows XP e o Outlook Express, aí vai uma dica útil.

O Outlook Express é o cliente de e-mail que já vem instalado no WinXP (qualquer versão), juntamente no pacote do IE (Internet Explorer).

É uma ferramenta que tem alguns recursos interessantes para quem sabe ou tem alguma noção de cliente de e-mail. O que geralmente acontece com usuários leigos é corromper a caixa de entrada (mais ou menos 2GB é o máximo que o software consegue gerenciar). Quando corrompe a pasta é um inferno para recuperar os e-mails, talvez eu faça um post mostrando como se faz para recuperar, ou não.

O Outlook mesmo tenta evitar que corrompa as pastas, ao fechar o software ele começa mostrar uma mensagem para "compactar mensagens". Ele pega um periodo (intervalo de datas) e compacta em um arquivo (.bak). O problema é que as mensagens somem do Outlook, deixando o usuário desesperado.

Então, vamos desabilitar essa coisa pois assim você descarta algum acidente (clique indesejado), ou até mesmo incomodar-se com algum usuário que por mais que você explique, não sabe usar a ferramenta.

 

A mensagem em questão é essa:

 

 

Um simples clique no OK  e seus e-mails "somem". Então, para evitarmos isso vamos editar o registro do Windows. Primeiro passo: Menu iniciar -> Executar (atalho Windows + R) digite regedit e de ok.

 

 

Com isso abrirá uma janela com o Editor do Registro do Windows.

 

 

Na parte esquerda do editor, vá em HKEY_CURRENT_USER -> IDENTITIES (Se tiver mais de uma configurada no Outlook, aparecerá aqui) -> SOFTWARE -> MICROSOFT -> OUTLOOK EXPRESS -> 5.0

 

 

Aparecerá varias opções do lado direito do editor, selecione a opção Compact Check Count.

 

 

Dê dois cliques nesta opção, assim você irá editar ela. Depois apenas edite o "Dados do Valor" e deixe com valor ZERO e de OK.

 

 

Assim a mensagem de "compactar mensagens" não irá mais aparecer. Que fique claro que isso não impede que corrompa a caixa de entrada, como expliquei acima.

Não tenho muita didática para explicar as coisas, qualquer dúvida comentem. Outra dica, hoje em dia, quem tem Gmail tem tudo, não precisa de cliente de e-mail.

 

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *