And After 2011

Depois de muito tempo  de dedicação, estudo e desenvolvimento o And After passou hoje (19/12) pela mais notável mudança desde o lançamento em 2007 – design, sistema e idéias.

Novas tecnologias

Ano passado resolvi abandonar o desenvolvimento em ASP e retomar o PHP, pesquisei e questionei alguns amigos e comecei a estudar também o uso de algum framework, escolhi o Code Igniter que está rodando o site agora – fomos para um servidor Linux, usando PHP5 MySQL\o/

São tecnologias que eu não estava totalmente habituado – comecei a utilizar Linux este ano, nunca havia administrado um servidor Linux e penei para aprender o PHP (ainda vivo na documentação quando estou desenvolvendo), então o desenvolvimento foi um pouco mais lento do que deveria.

Queria agradecer ao @chrisbenseler, que participou do desenvolvimento de boa parte do back-end e várias vezes foi um consultor para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha;

@caiogamma também foi consultor durante um café e outro para algumas questões conceituais das loucuras model-view-controller e relacionamentos de banco de dados.

@cfarias que manteve o nível nas publicações no And After e no Eu Compraria! – e auxiliou muito meu aprendizado para garantir a configuração do servidor Linux.

E claro, a todos que respondiam minhas dúvidas pelo twitter (@andafter@gserrano ou @odesenvolvedor) e quebraram galhos na madrugada me fazendo poupar um tempo precioso! 😀

 

Novo design

@biab mais uma vez ajudou no processo todo (principalmente me aguentando nas noites que dormi pouco e acordava com aquele humor), principalmente falando do design e usabilidade do And After. Sei que as coisas não estão exatamente como ela gostaria, mas acreditamos que a usabilidade e facilidade de acessar todas as informações do site melhoraram bastante com o novo layout – e  gostaríamos de ouvir críticas de vocês sobre o que poderia melhorar!

 

 

Novas idéias

O ano de 2009 e 2010 foi um ano de muitas mudanças na minha vida – e consequentemente no And After. A mudança para São Paulo facilitou estar mais perto de eventos e pessoas com interesses próximos, debates, cursos…

Permitiu que eu e a Bia, depois de tanto tempo do Blog Eu Compraria! déssemos um passo a frente e em 2010 começamos o Eu Compraria! Shop, gerir um e-commerce com um modelo de negócios diferenciado como estamos fazendo está sendo um desafio muito gostoso de superar!

Além do e-commerce estamos com algumas idéias que os colaboradores já estão sabendo, como um fórum de discussão para debater assuntos ligados a design e tecnologia e voltar a ativa com o And After Labs para estimular o desenvolvimento colaborativo de mini-projetos.

Com esta nova versão do site usando framework MVC vai ficar mais fácil e rápido desenvolver algumas mudanças e novas implementações – inclusive com a participação de colaboradores. Quando esta idéia estiver mais amadurecida espero contar com vocês para participar! 🙂

 

Os problemas…

Apesar das noites de pouco sono não consegui resolver todos os problemas da migração. Ainda estamos com alguns pequenos problemas de layout em algumas telas do site, mas nada que comprometa a navegação e o uso, então enjoy!

Um problema que ainda estou tentando resolver (e está me preocupando) é uma sobrecarga o banco de dados mysql, tornando o site extremamente lento em alguns momentos. Já ativei o cache de algumas páginas para minimizar o problema e estou tentando encontrar uma solução para isso.

 

Espero que vocês gostem, que venha 2011.

 

Updates

Depois dos problemas de performance que começaram com a virada do novo site, domingo eu fiquei das 10 da manhã as 2 da madrugada tentando resolver o problema (o MySQL estava consumindo 100% de processamento, deixando tudo lento e as vezes sem responder).

Para reduzir o problema implementei um sistema de cache, que ajudou um pouco mas nos picos de acesso o problema continuava.

Ontem (20/12, aniversário do @gratti e eu comendo pizza rapidinho pra reduzir o downtime do site!) fiz algumas alterações nas tabelas e isso reduziu o problema – eu desativei o cache das querys para fazer um teste em produção, vamos ver como o servidor vai se comportar, se você achar que está muito lento por favor comente para que eu saiba!

Ah, ontem voltei o banco para um backup anterior então alguns comentários aqui deste post foram perdidos, desculpa.

 

Ainda tem alguns itens pendentes e estou me esforçando ao máximo para resolver tudo ainda este ano, quem quiser acompanhar os status é só seguir @andafter ou @gserrano. 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *